HEFORSHE, A INCLUSÃO DO PROBLEMA NA SOLUÇÃO

Amanda Lagreca Garrafa Cardoso - Orientador: Prof. Renato Sérgio de Lima

2019

[INTRODUÇÃO] Os principais pontos de pesquisa convergem com a compreensão de como o HeforShe - programa da ONU Mulheres - pode contribuir para a diminuição da desigualdade de gênero, impactando a sociedade como um todo, a partir do diálogo entre homens e mulheres; pretende-se entender qual o papel do programa na tentativa de inspirar na formação de uma política pública que mitigue as desigualdades e construa uma sociedade mais democrática e igual no quesito das oportunidades. Sendo assim, a pesquisa procura entender a observância do alcance da campanha, seus impactos e limites, e a forma como a mesma atua para interferir na formação da agenda e na formulação e posterior implementação da política pública.

[METODOLOGIA] A abordagem geral escolhida para o estudo foi qualitativa, com a justificativa do tema a partir de dados quantitativos. Os dados fundamentam a escolha do objeto de estudo e evidenciam a sua relevância, sendo que a maioria deles foi buscada a partir do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o qual é referência em dados da área estudada. A escolha da metodologia qualitativa se deveu ao HeforShe como um todo, que, por ser um programa muito recente, ainda não possuía dados que o avaliassem de forma quantitativa. Ademais, pelo estudo também ser sobre políticas públicas, a escolha também foi da busca de dados qualitativos.

[RESULTADOS]Ao longo da pesquisa, ficou claro que programas de conscientização de agências internacionais não são suficientes para que as estruturas históricas sociais sejam alteradas. Ao se tratar das origens da sociedade brasileira de forma patriarcal, devem ser feitas mudanças mais profundas e que possam contribuir para que as mulheres tenham seus direitos respeitados e que a democracia seja plenamente conquistada também por elas. A inserção dos homens no debate, mesmo que possa gerar controvérsias, pode ser muito benéfica para que as mudanças sejam mais abrangentes e estruturais, no entanto, percebeu-se que apenas a inclusão deles no debate de forma a conscientizá-los não é suficiente. A pesquisa, dessa maneira, teve como principal resultado a insuficiência do HeforShe como programa por si só e, assim, sua necessidade de servir como inspiração para a formação de políticas públicas que combatam a desigualdade de gênero, de modo que inclua os homens nesse processo.

[CONCLUSÃO] Ao entender as dificuldades de se mudar estruturas sociais, culturais e morais da violência de gênero, também se entende as dificuldades que o HeforShe encontra nesse processo. Por isso, compreender como o programa pode servir de inspiração para políticas públicas que alterem a realidade estrutural, se fez tão necessária e é tão importante para a compreensão do projeto. É importante colocar que os principais pontos do HeforShe são inovadores, como a inclusão dos homens para solucionar a violência de gênero, e, por isso, a medida que o programa pode servir de inspiração para as políticas públicas, pode-se pensar em formas de solucionar o problema colocado de forma inovadora.

GEP