GOVERNO DIGITAL: AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO GOVERNAMENTAL NO AMBIENTE DIGITAL

Autor(es): 

Yeon Ho Woo - Orientador: Prof. Eduardo Diniz

Ano: 

2003

[INTRODUÇÃO] Conhecidas como Governo Eletrônico ou Governo Digital, a atuação dos governos no ambiente digital tem sido grandemente impulsionada pelo crescimento do uso da Internet e é reconhecida como instrumento de modernização e transparência da administração pública. Este estudo pretende avaliar o grau de utilização das tecnologias digitais em órgãos de governo através da análise dos dados referentes aos países como México, Cuba, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Brasil, Uruguai e Argentina, através do estudo em três frentes: identificação do grau de utilização de TI, das telecomunicações e da Internet; identificação das políticas de implementação de governo eletrônico; avaliação da eficácia das políticas apresentadas, através da análise dos serviços oferecidos em sites de governo. O escopo do estudo compreende a análise nos âmbitos dos governos federais nos respectivos países, mas está limitado aos órgãos de maior alcance. Está também incluída um estudo de caso referente à aplicação do comércio eletrônico no ambiente administrativo público, mais especificamente o caso do governo do estado de São Paulo. A pesquisa visa verificar a ênfase que os governos de diferentes países estão dando sobre o uso da internet na gestão pública e os seus impactos imediatos sobre a natureza e a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e às empresas. [METODOLOGIA] Para elaborar o modelo de análise de serviços governamentais na Web, será utilizado o modelo desenvolvido pelo meu professor e orientador de pesquisa, professor Eduardo Diniz (2000), através do qual se classificam os diversos serviços disponibilizados nos sites de governo. Este modelo se baseia no fato de que os serviços oferecidos na Web podem ser caracterizados em duas dimensões de análise. A primeira delas é a direção do fluxo de informações que circula entre o usuário dos serviços distribuídos no site e o órgão governamental que os oferece. A segunda dimensão é relativa ao grau de interatividade e inovação do serviço oferecido, o que significa tanto o nível do controle que o usuário tem na manipulação e especificação do serviço quanto à possibilidade de um sistema reconhecer e customizar o serviço para o usuário. [RESULTADOS] Através da análise quantitativa dos sites de diferentes países da América Latina, foi possível concluir que os governos estão com suas atenções voltadas principalmente para atender aos serviços destinados às empresas. No caso do Brasil, o detrimento sobre os serviços destinados aos cidadãos existe, porém em proporções menores, principalmente se analisarmos os sites do governo federal. Tal abordagem têm várias causas, já mencionadas anteriormente, como a fonte de receita principal se originar no IRPJ, exclusão digital de boa parte dos cidadãos e em contrapartida maior acesso das empresas à rede, hierarquia cultural voltada às classes mais afluentes e melhor evidência de serviços voltados para as pessoas jurídicas. [CONCLUSÃO] O governo de cada país deve fomentar a desburocratização e a melhoria dos processos, e não apenas a simples transferência do serviço do campo tradicional para o eletrônico, ao mesmo tempo que deve promover a inclusão digital, possivelmente através do emprego de software livre nas esferas públicas. A inclusão digital exige tempo e recursos e gera benefícios a médio e longo prazos, enquanto que o processo de compra governamental através do uso da internet gera resultados mais imediatos, e é por esta mesma razão que os governos devem abordar as duas frentes, sempre visando a modernização, não somente do acesso ou a comodidade ao usuário, mas a modernização do processo em si, agregando elementos que são possíveis somente através dos meios digitais.

Departamento: 

IMQ

Anexos: