FORMAÇÃO DO CAMPO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO, 1930-2000

Autor(es): 

Fábio Moassab Bruni - Orientador: Prof. José Carlos Garcia Durand

Ano: 

2003

[INTRODUÇÃO] A formação da sociedade de consumo norte-americana deu-se no curto período que cobre 1870 a 1930. Quem for estudar este fenômeno 1á, encontrará vasta bibliografia sobre a história social da publicidade, do marketing, do consumo, da pesquisa mercadológica, da evo1ução da posse de itens de conforto doméstico, da mídia, etc. No Brasil, ainda há muito a ser feito nesse sentido. Assim, o projeto pretende desmembrar um aspecto da formação da sociedade de consumo brasileira: a publicidade. É por meio de1a que os aspectos mais sutis do comercia1ismo vêm à tona, o que justifica a pesquisa. [METODOLOGIA] A metodologia proposta abrangia tanto o 1ado qualitativo quanto o quantitativo da Formação do Campo. Quanto ao primeiro, são feitas reuniões periódicas no Centro de Estudos da Cu1tura e do Consumo para o aprofundamento teórico da metodologia proposta pelo sociólogo contemporâneo Bourdieu. A pesquisa quantitativa, que se refere especificamente à minha parte, deu-se por meio da co1eta, em publicações internas ou externas ao meio, de números que são representativos na análise da construção da publicidade como campo situado entre a esfera econômica e a esfera cultural. [RESULTADOS] Os resultados obtidos, por meio das tabe1as e da teoria proposta permitem identificar e c1assificar o campo publicitário naciona1 a partir da comparação com o campo norte-americano. Assim, temos, resumidamente, a fase da propaganda imaginosa - sem profissionalização nem influência externa (até 1930); a introdução da propaganda científica pe1as agencias norte-americanas que vieram acompanhando os principais clientes (de 1930 até 1960/70); e, finalmente, o início da diferenciação do setor, no período pós-1970. [CONCLUSÃO] Uma pesquisa dessa amplitude permite o aprofundamento nas questões sobre a "americanização" da cu1tura brasileira. Isso porque e1a explicita como, desde o início do século, quando a expansão comercia1 norte-americana começa a ser orquestrada pelo governo, o estilo de vida norte-americano foi vendido aos brasileiros.

Departamento: 

FSJ

Anexos: