FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA NEGÓCIOS REALIZADOS EM AMBIENTE DIGITAL

Yuri dos Santos - Orientador: Prof. Alberto Luiz Albertin

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O campo de estudo analisado é do Comércio Eletrônico e Empreendorismo e suas importâncias para o desenvolvimento de Negócios na Era Digital. Neste contexto são esclarecidos os fatores de risco ao sucesso de novos negócios no ambiente digital, voltados ao modelo negócio a consumidor. A análise de tal campo é fundamental uma vez que o ambiente empresarial nos últimos anos tem sofrido constantes modificações em função da sua inclusão da Era Digital e constante globalização, o que por consequência tem modificado a necessidade de uso tecnologia da informação. Nesse sentido, o comércio eletrônico (CE) tem possibilitado a existência de novos modelos de negócios, os quais têm sido explorados, significativamente tanto por empresas já consolidadas quanto por novas empresas. No entanto nem todas obtém sucesso ao explorar esta nova oportunidade de mercado. [METODOLOGIA] Para a realização da pesquisa primeiramente foi definido o campo de estudo a ser pesquisado e estudado: Comércio Eletrônico e Empreendedorismo. Em segundo lugar a metodologia adotada foi o do levantamento das teorias, pertinentes aos temas do PIBIC em questão, relacionadas tanto ao empreendedorismo quanto aos fatores de comércio eletrônico, focando-se no modelo negócio-a-consumidor. As informações foram obtidas tanto em arquivos físicos quanto em arquivos digitais. Em terceiro lugar foram estudados os aspectos do comércio eletrônico com foco no modelo negócio a consumidor, principalmente. Em quarto lugar associou-se o comércio eletrônico ao empreendedorismo. Em quinto lugar foram analisadas as inúmeras questões relacionadas ao empreendedorismo e à formação de um novo negócio. Em seguida, a metodologia empregada foi a de estudo de casos holístico, único e exploratório, com uma empresa real inserida no contexto estudado, por meio de uma pesquisa qualitativa, onde o pesquisador não se tornou agente do contexto estudado. O intuito deste tipo de estudo foi verificar o quanto da teoria é relevante à pratica para que montar um novo negócio de comércio eletrônico business to consumer.  [Resultados] Destacando-se aspectos técnicos, gerenciais e comportamentais essenciais a um novo empreendimento no comércio eletrônico, por meio da pesquisa reuniu-se informações e conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, a respeito de como aumentar a probabilidade de um negócio com respaldo no modelo negócio a consumidor obter sucesso. [CONCLUSÂO] Com o estudo efetuado foi possível verificar que para se abrir um novo empreendimento no comércio eletrônico voltado ao negócio a consumidor há inúmeros fatores que devem ser sabidos e estruturados previamente ao início da empresa. Após feito isto, ainda há aspectos fundamentais que devem ser cuidados em uma organização, cujas operações são fundamentadas no comércio eletrônico, a fim de que ela venha a obter sucesso a longo prazo. Observou-se pela pesquisa que não é necessário que um plano de negócios seja estruturado previamente o início do empreendimento desde que não tenha necessidade de recursos de terceiros. Muito embora, buscar todos os conhecimentos necessários tanto de empreendedorismo, gerenciais, e dos aspectos relevantes do comércio eletrônico previamente e durante a execução do empreendimento é fundamental para obter o sucesso empresarial a longo prazo.

IMQ