ESTUDO DE CASO DA ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA DO RAMO DE CONSULTORIA EM APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DIANTE DA GLOBALIZAÇÃO E DA DIFUSÃO DA INTERNET

Camila Cristina Ferreira - Orientador: Prof. Alberto Issao Sugo

2000

[INTRODUÇÃO] A presente pesquisa trata sobre Educação à Distância aplicada nas empresas como Treinamento à Distância. A Educação à Distância basicamente envolve a separação física e talvez temporal entre professor e aluno, podendo atingir um grande número de pessoas e ocorrendo através de um meio no qual o conhecimento é transmitido. Antigamente, era realizada por correspondência, e foi evoluindo de acordo com as tecnologias que foram surgindo como a televisão, a audioconferência, a videoconferência e, atualmente, a Internet. O treinamento é algo indispensável nas empresas, entretanto, da forma como ele vem sendo realizado (em salas de aula, com a presença física de um ou mais professores), acaba gerando muitos gastos, limitando a clientela, entre outras desvantagens que o treinamento à distância via Internet poderia eliminar. No mundo globalizado e em que o uso da tecnologia cada vez mais deixa de ser um diferencial para se tornar uma necessidade, essa nova forma de treinamento surge como uma ótima oportunidade estratégica. [METODOLOGIA] A metodologia que foi utilizada é a desenvolvida por Yin (1989) que trata sobre o estudo de caso como uma estratégia de pesquisa. O estudo de caso foi o escolhido visto que é uma das formas de se fazer pesquisa na área de ciências humanas e contribui para o conhecimento de fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. Além disso, segundo o próprio autor, é o mais indicado quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos, o foco da pesquisa é algum fenômeno contemporâneo dentro de algum contexto da vida real e as principais questões que surgem são "como" e "por que". O estudo de caso também nos permite lidar com uma grande variedade de evidências conseguidas através de documentos, observações diretas e entrevistas sistemáticas, sendo que essas duas últimas foram as principais formas pelas quais os dados para a pesquisa foram coletados, pois considerando que o assunto é relativamente recente não se têm muitas referências teóricas. [RESULTADOS] Os resultados da pesquisa não atenderam às expectativas iniciais porque o projeto estudado na empresa não era considerado por ela como o principal. Desse modo, após uma tentativa inicialmente não muito bem sucedida em treinamento à distância, ele foi deixado de lado, esperando que as idéias amadurecessem com o tempo, sendo assim melhor estruturadas. Somente quando a pesquisa estava sendo concluída é que surgiu uma possibilidade de que seria dada continuidade ao projeto e novos planos em relação ao treinamento à distância estavam sendo elaborados, visando a busca de parcerias que tivessem tecnologia, conhecimento para desenvolvimento de software, enfim, outras competências que a empresa não possui e que são necessárias para a realização do projeto de forma competitiva. [CONCLUSÃO] A Internet é uma tecnologia que se faz cada vez mais necessária e durante pouco tempo foi um diferencial em algumas áreas. No início da pesquisa, muito pouco se falava sobre treinamento à distância, entretanto, um ano depois, boa parte das grandes empresas já faz uso dessa nova tecnologia. Várias universidades corporativas estão sendo criadas, mas algumas empresas preferem, muitas vezes, terceirizar o treinamento. É nesse aspecto que empresas como a estudada têm a oportunidade de realizar seus serviços em um novo mercado, mas para isso, precisam realmente ser competitivas, oferecendo um serviço com qualidade, o que não se consegue de uma hora para outra. Por outro lado, quanto mais tempo é gasto para se prepararem, mais oportunidades elas podem estar perdendo.

ADM