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Pesquisa em foco: Differences in sustainability practices and stakeholder involvement
Sem a ajuda de parceiros externos, as empresas tendem a encarar as ações sustentáveis mais como um fardo do que como uma oportunidade estratégica.
Objetivo: Criar um modelo de análise da influência dos stakeholders nas práticas de sustentabilidade das empresas
Raio X da pesquisa
• Pesquisa com 18 empresas paranaenses com práticas estratégicas sustentáveis, realizada entre junho de 2010 e agosto de 2011.
• Coleta de dados de sites, reuniões, relatórios; realização de entrevistas; acompanhamento de negociações com clientes e fornecedores; participação dos pesquisadores como estagiários por duas semanas.
Resultados
• As empresas foram divididas em quatro formas de orientação em relação à sustentabilidade:
• Nove empresas com foco nas atividades operacionais e baixa orientação aos stakeholders (basicamente ações relacionadas ao consumo interno de recursos e descarte de resíduos).
• Duas empresas com foco em atividades estratégicas e baixa orientação aos stakeholders (atividades além dos requisitos legais, incorporadas nas questões de reputação e no processo de tomada de decisão).
• Três empresas com foco nas atividades operacionais e alta orientação aos stakeholders (auditoria externa e aná- lise de risco e impacto; gestão ambiental para seleção de matéria-prima, treinamento técnico e feedback aos clientes com ajuda dos fornecedores).
• Quatro empresas com foco em atividades estratégicas e alta orientação aos stakeholders (plano estratégico completo envolvendo questões sustentáveis; alto envolvimento dos stakeholders na estratégia e ações, políticas, planos e comunicação; desenvolvimento contínuo de produtos sustentáveis; envolvimento na cadeia de valor social).
O que há de novo
• Nos estágios iniciais, sem envolvimento dos stakeholders, a sustentabilidade aparece mais como um inconveniente do que como impulsionador de múltiplas oportunidades.
• O envolvimento de parceiros externos estimula o desenvolvimento de produtos, melhora o posicionamento estraté- gico e impulsiona a reputação organizacional.
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