Os Jovens Sabem Utilizar o Cartão de Crédito com Responsabilidade?

Autor(es): 

Tânia Modesto Veludo de Oliveira, Marcelo Augusto Falciano e Renato Villas Boas Perito

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Effects of credit card usage on young Brazilians’ compulsive buying

Não somente os mais ansiosos usam o cartão de modo irresponsável, pois a necessidade de demonstrar prestígio e a falta de preocupações de longo prazo impulsionam todos os jovens a fazer compras compulsivamente.

Objetivo: Avaliar o papel do cartão de crédito como variável mediadora e moderadora do relacionamento entre as atitudes em relação ao dinheiro e o comportamento de compra compulsiva.

Raio X da pesquisa

• Elaboração de questionário estruturado que foi respondido por 365 jovens de 17 a 24 anos.
• Discussões em dois grupos de foco com jovens de 17 a 24 anos das classes sociais A e B.
• Análise estatística que considera dois modelos: o modelo de mediação e o modelo de moderação. Se o uso do cartão de crédito é moderador do comportamento de compra, então a probabilidade de compra compulsiva aumentará apenas entre aqueles que o utilizam de modo irresponsável. Se, por outro lado, o cartão de crédito é mediador, a probabilidade de compra compulsiva ocorre para todos.

Resultados

• O modelo de mediação mostrou que a ansiedade, a necessidade de demonstrar poder e prestígio e a falta de preocupações de longo prazo quanto à segurança financeira são responsáveis pelo mau uso do cartão de crédito entre os jovens e, consequentemente, por seu comportamento compulsivo nas compras.
• O modelo de moderação mostrou que o uso do cartão de crédito de modo irresponsável aumenta o comportamento de compra compulsiva de jovens com altos níveis de ansiedade.
• Os grupos de foco forneceram uma série de diálogos ilustrativos do uso do cartão de crédito na compra desmesurada (por exemplo, “é muito fácil perder o controle quando se usa o cartão de crédito”, “já aconteceu de eu ir às compras para me sentir melhor”, “ela precisava de uma bolsa mais cara para fazer sucesso na escola”).

O que há de novo

• Esta pesquisa foi a primeira a comparar os efeitos mediadores e moderadores entre os elementos das atitudes em relação ao dinheiro e o comportamento de compra compulsiva. Os dados mostram que tanto os jovens em geral quanto aqueles com maior nível de ansiedade tendem a fazer mau uso do cartão de crédito.
• A pesquisa endereça a questão da educação financeira e traz implicações para políticas públicas, práticas educacionais de planejamento financeiro e campanhas de conscientização dos jovens quanto aos gastos excessivos.

Entre em contato com a professora Tânia Modesto Veludo de Oliveira.  

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