O que se Espera dos Profissionais de Logística e Supply Chain no Brasil

Autor(es): 

Manoel de Andrade e Silva Reis, Juliana Bonomi Santos, Cristiane Brandão, Renata Barboza e Deborah Wainsztok

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Profissionais de logística e supply chain no Brasil

Habilidade em se relacionar é o fator que mais conta na contratação de funcionários para a área – no caso de cargos gerenciais, valoriza-se a capacidade de comunicação com o público externo, enquanto para os cargos operacionais, em primeiro lugar, vem o relacionamento com o público interno.

Objetivo: Obter informações sobre as competências necessárias aos profissionais de logística e supply chain e identificar as deficiências da área, na visão das empresas.

Raio X da pesquisa

• Compilação de 18 competências, divididas em quatro grupos.
• Envio de questionários a 83 empresas, com 57 respostas.
• Comparação de resultados à pesquisa equivalente realizada em 2012.

Resultados

• Enquanto 93% das empresas possuem setor de logística, somente 64% possuem setor de supply chain.
• As empresas investem pouco na atualização dos profissionais de logística e supply chain: 63% delas raramente ou nunca oferecem treinamento aos seus funcionários.
• Na seleção de um profissional de logística e supply chain, a habilidade de se relacionar é o fator que mais conta. Depois, fazem diferença a área de graduação e o tempo de experiência no setor. De menor importância são a instituição de ensino na qual o profissional fez sua graduação e os cursos adicionais que ele frequentou.
• Empresas esperam competências diferentes dos profissionais ocupando cargos gerenciais e operacionais. Para o nível operacional, as competências centrais mais valorizadas são relacionamento com o público interno e conhecimento sobre distribuição, armazenagem e transporte, enquanto, para o nível gerencial, capacidade de se relacionar com o público externo e tomar decisões estratégicas são as competências centrais mais exigidas. Em termos de competências avançadas, o planejamento agregado despontou na pesquisa como o mais importante para cargos gerenciais, enquanto, para os cargos operacionais, a competência de destaque foi o gerenciamento de estoques em múltiplas instalações.
• O porte das empresas não influencia o tipo de competência que elas consideram importante.
• Não houve mudanças significativas entre as pesquisas de 2012 e 2014, exceto nas competências gerenciais associadas com o conhecimento sobre custos e responsabilidade social e a competência operacional relacionada com o gerenciamento da base de fornecedores, que se tornaram mais estritas.

O que há de novo

• A pesquisa permite um conhecimento abrangente sobre as competências desejáveis pelas empresas para profissionais de logística e supply chain e sobre as deficiências da área, fornecendo base para o aprimoramento de processos de seleção e treinamento dos profissionais.

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