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Pesquisa em foco: Brazilian multinationals´ competences: Impacts of a “tug of war” between cultural legacies and global mindedness
De um lado, uma mentalidade global na matriz ajuda as subsidiárias; do outro, fatores culturais como centralização exacerbada prejudicam a capacidade das unidades de planejar e desenvolver atividades como produção, marketing e vendas, recursos humanos e finanças.
Objetivo: Identificar como tanto uma mentalidade global como fatores culturais locais das multinacionais brasileiras influenciam as competências de suas subsidiárias estrangeiras.
Raio X da pesquisa
• Pesquisa com matrizes e subsidiárias das maiores multinacionais brasileiras, como Vale, Embraer, Braskem, Weg, Embraco, Natura, Ambev e Marcopolo.
• Análise estatística a partir do cruzamento de dados de mentalidade global, fatores culturais e competências das subsidiárias.
Resultados
• Em comparação com estudos anteriores, as multinacionais brasileiras aumentaram sua mentalidade global, medida pela orientação global, conhecimento global e habilidades globais.
• Uma mentalidade global contribui para o desenvolvimento das competências nas subsidiárias, enquanto fatores culturais (com a centralização do poder, das regras e das decisões na matriz) associam-se negativamente ao desenvolvimento de competências em subsidiárias de multinacionais brasileiras.
O que há de novo
• Com a maior exposição internacional das multinacionais brasileiras nos últimos anos, parece ter acontecido uma evolução na sua orientação, conhecimento e habilidade globais.
• O estudo mostra que há um “efeito cabo de guerra” no desenvolvimento das competências das subsidiárias de multinacionais brasileiras. Se a mentalidade global atua positivamente de um lado, os fatores culturais têm efeito prejudicial do outro – e com efeito de tração mais pronunciado
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