A Influência da Guerra Fria na Criação da FGV-EAESP

Rafael Alcadipani e Carlos Osmar Bertero

2011

Artigo em foco: The Cold War and Management Education in Brazil: The Point Four Program and the Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

A segunda metade do século XX foi marcada em grande medida pela Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois modelos opostos de estilos de vida. É justamente nos primeiros anos deste período, logo após a Segunda Guerra Mundial, que ocorre o desenvolvimento e difusão dos métodos e das teorias da área de administração, quando surgem nos Estados Unidos práticas específicas de gestão baseadas na eficácia, na eficiência e na maximização de resultados. Estes modelos acabaram exportados para boa parte do mundo ocidental, inclusive o Brasil e países asiáticos.

Analisar o papel da Guerra Fria na divulgação das teorias de gestão de negócios no País é a proposta do artigo “The Cold War and Management Education in Brazil: The Point Four Program and the Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)”, elaborado pelos pesquisadores Rafael Alcadipani e Carlos Osmar Bertero. Segundo os autores, “a literatura sobre o assunto mostra a influência da Guerra Fria sobre a elaboração de teorias, práticas de gestão e desenvolvimento nos Estados Unidos.” Este movimento influenciou a EAESP, a mais influente escola de administração de empresas da América Latina.

Na disputa pela supremacia global, Estados Unidos e União Soviética nunca entraram em guerra aberta, mas combinaram hostilidades em vários níveis, e a ideologia foi uma das armas mais importantes. Na tentativa de atrair ou manter nações em sua esfera de influência, americanos e soviéticos acabaram moldando o comportamento e a forma como as pessoas enxergavam o mundo. Para os Estados Unidos, seu papel era o de liderar o Ocidente na defesa da democracia e da economia de mercado que valoriza a livre iniciativa do indivíduo. Outra estratégia para manter longe a “ameaça comunista”, e que determinou a trajetória do ensino na área de gestão, foi a ideia de que era preciso consolidar o capitalismo no terceiro mundo, promovendo o desenvolvimento e a modernização desses países, conforme padrões e diretrizes dos Estados Unidos.

Os autores citam o discurso de posse do mandato do presidente Harry Truman (1884-1972), onde está o famoso Ponto IV, pronunciado em janeiro de 1949 e explicitou quatro pilares para política externa norte-americana na defesa do Ocidente contra o comunismo. Os pontos eram: apoio para as Nações Unidas e seus órgãos; continuação dos programas de recuperação econômica da Europa; e fortalecimento de das Nações “amantes da paz” contra eventuais agressões. O quarto ponto (Point IV) afirmado pelo presidente era que: “Temos de embarcar em um programa novo e ousado para levar os benefícios dos nossos avanços científicos e do progresso industrial disponíveis para levar melhorias e crescimento às áreas subdesenvolvidas. Mais da metade das pessoas do mundo estão vivendo em condições próximas da miséria. Sua alimentação é inadequada. São vítimas de doenças. Sua vida econômica é primitiva e estagnada. A pobreza é um obstáculo e uma ameaça tanto para eles quanto para as áreas mais prósperas”.

Assim, além da ajuda financeira aos países do Ocidente, o governo norte-americano também decidiu oferecer assistência técnica e enviar delegações para formar indivíduos, difundindo o capitalismo segundo os valores dos Estados Unidos. Desta forma, a Guerra Fria contribuiu para propagar o modelo de produtividade norte-americano no mundo, e afetou as orientações estratégicas e produtivas das organizações em inúmeros países.

Para Alcadipani e Bertero, o Point Four Program influenciou a criação e o planejamento da EAESP. Ajudou financeiramente no estabelecimento da escola quando a elite brasileira ainda não reconhecia a sua importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Este apoio incluiu contratação de professores norte-americanos, formação de professores brasileiros nos Estados Unidos, e até na criação de uma biblioteca e na construção do prédio da escola. Além disso, nos primeiros dez anos da EAESP, o Point Four Program influenciou a sua gestão, por meio de sua participação no Conselho de Administração.

Os autores ressaltam que a forte influência do Point Four Program nos primeiros anos da escola não implicou na perseguição aos comunistas e outros movimentos típicos da cultura da Guerra Fria. Embora tenha continuado a adotar o modelo norte-americano mesmo após a retirada do apoio financeiro, a escola manteve alguns professores marxistas, ou que tinham posições críticas em relação ao liberalismo dominante nos Estados Unidos.

Entre em contato com os professores Rafael Alcadipani e Carlos Osmar Bertero.

Conheça as pesquisas realizadas pelos professores Rafael Alcadipani e Carlos Osmar Bertero.