Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Competências da organização inovadora em empresas da fundação nacional da qualidade
As organizações mais preocupadas com a qualidade de sua gestão têm condições de inovar, mas precisam interligar suas competências para que possam gerar de fato resultados.
Objetivo: Identificar lacunas na gestão de inovação de empresas conhecidas pela qualidade de sua administração.
Raio X da pesquisa
• Pesquisa com empresas mantenedoras do Instituto Paulista de Excelência da Gestão e da Fundação Nacional da Qualidade, sobre cinco competências que fazem parte da Metodologia do Fórum de Inovação da FGV/EAESP: liderança e intenção estratégica (princípios, intenções e ações institucionais para inovação); meio inovador interno (modelo de gestão, cultura, redes informais e formais que favorecem a inovação); pessoas (qualificação, aprendizagem e motivação ligadas à inovação); processos de inovação (foco na inovação na gestão de processos, capital, conhecimento, alianças estratégicas, geração de ideias e projetos, implementação); e resultados (resultados do processo e financeiros, impacto e cumprimento de objetivos).
• Envio de questionário on-line, com 93 respostas válidas.
• Análise estatística dos dados.
Resultados
• As empresas possuem dificuldade em gerir a competência “processos de inovação”, que é a responsável por interligar as demais competências.
• Embora as empresas detenham insumos de inovação, a dificuldade em gerir o processo afeta a capacidade de obterem bons resultados.
O que há de novo
• O estudo chama a atenção para a dificuldade de as organizações gerirem o processo de inovação. Tal insight permite às empresas compreenderem a necessidade de interligarem as competências de inovação a um processo dinâmico e interativo, que permita gerar resultados em longo prazo.
• As empresas devem definir objetivos de inovação mais claros e traçar estratégias voltadas ao cumprimento desses objetivos
Entre em contato com o professor Marcos Augusto de Vasconcellos
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Marcos Augusto de Vasconcellos