Érico Veras Marques

Érico Veras Marques

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em Informática pela Universidade de Fortaleza (1990), Especialização em Ciencias da Computação Pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Especialização em Marketing pela Universidade Estadual do Ceará ( 1998) mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004). Atualmente é professo Associado III da Universidade Federal do Ceará, Diretor Adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, varejo, gestão de ti, e-business, comércio eletrônico, Negócios na Era Digital, Finanças Corporativas , Finanças Comportamentais e Finanças Pessoais. 

Artigos: 

INOCENCIO, FABRICO DE ; MARQUES, Érico Veras . Os Melhores e os Piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico. RAE (Impresso), v. 56, p. 518-532, 2016.

FREITAS, ELIDIANE MARTINS ; MARQUES, Érico Veras . Influência das Estratégias de Governo Eletrônico em Ações de Governança de TI: estudo dos órgãos da administração direta do estado do Ceará. FFBusiness, v. 14, p. 1, 2016.

BRIGIDO, M. C. ; MARQUES, Érico Veras ; CORREIA NETO, J. F.  O Impacto da Governança de TI na Prestação de  Serviços para as Empresas. FFBUSINESS, v. 14, p. 11-32, 2016.

MARQUES, Érico Veras; MOTA, A. F.  Governança da Tecnologia da Informação: um estudo bibliométrico em eventos e periódicos brasileiros. RESI : Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 12, p. 2, 2013.

Costa, Eduardo Marques ; MARQUES, Érico Veras ; Melo, Francisco Vicente Sales . Análise da Usabilidade dos Portais de Comércio Eletrônico Brasileiros. Tekhne e Logos, v. 4, p. 87-110, 2013.

COSTA, J. S. ; SILVA-FILHO, J. C. L. ; COIMBRA, D. B. ; MARQUES, Érico Veras ; FERREIRA, I. S. ; TEIXEIRA FILHO, M. C. Customer Loyalty in the Doctors Office: the potential of using tools like CRM . Issues in Information Systems, v. 13, p. 105-112, 2012.

Neto, Adalberto Napoleao de Araujo ; MARQUES, Érico Veras ; Melo, Francisco Vicente Sales . ERPS  no Setor Público: uma analise nas companhias estaduais de saneamento básico no Brasil. Observatorio de la Economía Latinoamericana, v. 171, p. 1, 2012.

Pinho, Jose Ocelo Macie ; MARQUES, Érico Veras ; Melo, Francisco Vicente Sales . Melhoria Contínua de Processos Terceirizados: a experiência de uma distribuidora de energia elétrica. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 5, p. 224-252, 2012.

CAMPOS, L. C. ; MARQUES, Érico Veras ; CANDIDO, C. C.  Educação a Distância: um estudo das habilidades tecnológicas e desempenho dos discentes. RIC@. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 6, p. 98-121, 2012.

Melo, Francisco Vicente Sales ; MARQUES, Érico Veras . Fatores de Avaliação de Serviços de Tecnologia da Informação. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 4, p. 88-107, 2011.

MARQUES, Érico Veras; MACHADO, Msrcod Aurelio . Identificação dos Fatores Relevantes na Decisão da Alocação do Recursos Economicos Visando Um Transido Seguro. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 44, p. 1379-1404, 2010.

MARQUES, Érico Veras. ECR no Varejo Brasileiro. Revista da FA7, Fortaleza - Brasil, v. 2, n.1, p. 37-54, 2004.

MARQUES, Érico Veras; SERIO, Luiz Carlos Di ; FURTADO, Mauro . Product Development And Risk Partnership: a case study. RAE Eletrônica, Internet, v. 1, n.1, 2002.

MARQUES, Érico Veras. Aspectos da Logística no Comércio Eletrônico Busines to Consumer. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR), Fortaleza, v. 8, n.2, p. 169-178, 2002.

MARQUES, Érico Veras. Aspectos do Comércio Eletrônico Business-to-Business e Business-to-Consumer no Varejo Brasileiro. Estratégica (Pacaembu), São Paulo, v. 1, 2001.

Livros: 

MARQUES, Érico Veras; CORREIA NETO, J. F. . Gestão Financeira Familiar: Como as Empresas Fazem. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. v. 1. 226p .

Capítulos de livros: 

GALAS, Eduardo Do Santos ; MARQUES, Érico Veras . Avaliação do Alinhamento da Tecnologia da Informação: Um estudo de Caso Múltiplo. In: Sandra Maria dos Santos, Maria Naiula Monteiro, Terezinha Jesus Maciel. (Org.). Controladoria Multiplos Enfoques. Fortaleza: Ediçoes UFC, 2009, v. 2, p. 231-255.

Pinto Neto, Jose Albuquerque ; MARQUES, Érico Veras . Análise da Pré-Venda na Comercialização de sistemas erp na empresas de fortaelza. In: Augusto Cézar de Aquino, Claudia Buhamara, Serafim Firmo Ferraz. (Org.). Reflexoes e Práticas em Gestão de Recursos Humanso e Marketing. Fortaleza: Ediçoes UFC, 2009, v. 2, p. 291-314.

MARQUES, Érico Veras; ALBERTIN, Alberto Luiz . Tecnologia da Informação:O desafio de entender os aspectos que definem o seu uso nas organizações. In: Alberto Luiz Albertin; Rosa Maria de Moura Albertin. (Org.). Tecnologia da Informação. 1ed.São Paulo: Atlas, 2005, v. 1, p. 14-30.

MARQUES, Érico Veras. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO VAREJO BRASILEIRO: UMA VISÃO DOS ESPECIALISTAS. In: Augusto Cabral. (Org.). Fortaleza: , 2005, v. , p. -.

MARQUES, Érico Veras. A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO VAREJO DE MODA. In: Sandra. (Org.). Fortaleza: , 2005, v. , p. -.

MARQUES, Érico Veras; ALBERTIN, Alberto Luiz ; MOURA, Rosa Maria . Tecnologia de Informaçao. In: Alberto Luiz Albertin; Rosa Maria Moura. (Org.). Tecnologia de Informação. São Paulo: Atlas, 2004, v. 1, p. 219-241.

MARQUES, Érico Veras; MOURA, Rosa Maria ; ALBERTIN, Alberto Luiz . Uso de Tecnologia de Informação no Varejo Brasileiro. In: Claudio Felisoni de Angelo; José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.São Paulo: Saint Paul Institute of Finance, 2003, v. 8, p. 49-73.