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Pesquisa em foco: Do institutions matter in Latin America? A longitudinal analysis of institutional changes on Brazilian companies performance
Políticas “pró-mercado” tornam empresas menos dependentes de fatores macroeconômicos e mais sujeitas às suas competências internas; porém, o efeito varia de acordo com o setor
Objetivo: Analisar o efeito das mudanças institucionais no resultado das empresas que operam no Brasil.
Raio X da pesquisa
• Levantamento de 5.469 observações de retorno sobre o capital e patrimônio líquido de empresas brasileiras em um intervalo de 24 anos (1986-2009).
• Identificação e análise dos dados em três períodos institucionais distintos: “domando a inflação” (1986-1993), “construindo estrutura institucional” (1994-2001) e “ascensão à proeminência” (2002-2009). • Realização de análise estatística do desempenho das empresas por setor nos três períodos.
Resultados
• As diferenças de retorno sobre capital entre os períodos institucionais são relevantes, o que indica efeito importante das instituições no desempenho.
• Os impactos dos efeitos institucionais são diferentes de acordo com o setor. Por exemplo, no terceiro período analisado (governo Lula), houve efeito positivo em setores como óleo e gás, indústria financeira e varejo – e negativo em setores como o têxtil.
• Com a melhoria do ambiente institucional, aumenta a diversidade de desempenho entre as empresas.
O que há de novo
• Conforme as instituições se tornam mais “pró-mercado”, parece diminuir a dependência de empresas e setores de fatores macroeconômicos, e aumentar a relevância de suas competências operacionais internas em seu desempenho financeiro. A maior diversidade de desempenhos indica que instituições de mercado remuneram boas estratégias.
• O estudo lança a hipótese de que mudanças institucionais impactam os setores diferentemente.
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