Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão da Saúde
Autor(es):
- Mariana Granado Barbosa
Ano:
Filas de espera constituem um problema crônico nos países que optaram por sistemas universais. Entretanto, no Brasil há poucos estudos sobre filas de espera nos serviços de saúde. Este é um estudo de caso que pretende contribuir acrescentando métrica nessa discussão e fundamentando-a em torno da viabilidade econômico-financeira das decisões em saúde e da regulação, de modo mais amplo. Partindo do contexto de um hospital municipal da zona sul da cidade de São Paulo, analisamos dois cenários diferentes, a demanda proveniente da atenção básica para consulta com especialista, que nem sempre termina na indicação de cirurgia, e as filas de espera internas ao hospital para cirurgia ginecológica, de pacientes já avaliadas e com cirurgia indicada, aguardando seu agendamento. Da análise desses dados, traçamos um novo modelo de gerenciamento da fila de espera para cirurgia ginecológica eletiva nesse hospital. Nossa proposta não tem o objetivo de atingir espera zero. Tampouco é fundamentada em estratégia única. Nossa principal conclusão é que a estratégia mais eficiente para o gerenciamento das filas de espera envolve o fortalecimento das ações de integração com a rede de atenção. No Sistema Único de Saúde, o olhar de linha de cuidado, pode viabilizar efetivamente a entrega de maior valor na assistência prestada e pode ser feita através de iniciativas locais.