Fatores Influenciadores no Processo de Acreditação de um Hospital Universitário Público do Estado de São Paulo

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Gestão da Saúde

• Asimar Cardoso

2019

O presente trabalho aplicado buscou compreender quais foram os principais fatores impulsionadores e limitadores para a obtenção do certificado de hospital “Acreditado Nível 1” no Hospital Universitário de Jundiaí. Secundariamente, verificar o grau de conhecimento dos entrevistados sobre o processo de Acreditação Hospitalar e, a percepção destes sobre a importância do projeto nas perspectivas pessoal e institucional. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de melhorar o desempenho de projetos estratégicos, como a da Acreditação, através da compreensão dos fatores mais importantes para desenvolvimento do projeto. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa um estudo de caso utilizando como método de coleta de dados uma entrevista individual não estruturada, com 12 questões abertas, aplicadas pelo pesquisador. A população-alvo foi uma amostra de 14 lideranças que participaram do projeto de “Acreditação ONA Nível 1”. Estas lideranças foram divididas em 2 grupos, sendo um composto por lideranças estratégicas e outro pelas lideranças táticas/operacionais. Como fatores limitadores/obstáculos foram destacados: o baixo engajamento e resistência à mudança, condução do projeto, comunicação e aspectos estruturais. Os fatores facilitadores/impulsionadores elencados foram: engajamento (principalmente dos médicos e da alta administração), condução do projeto e comunicação. A questão do engajamento surge nos dois aspectos: facilitador e limitador. Como limitador a ênfase na pesquisa é o baixo engajamento do corpo clínico. Em determinado momento o engajamento passou a ser um fator facilitador, principalmente do corpo clínico e da alta administração. Os resultados também demonstraram a falta de clareza conceitual e sensibilização das lideranças entrevistadas sobre Acreditação, contribuindo para o baixo envolvimento e motivação dos profissionais.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor