Adesão da Avaliação Relativa Baseada nos Múltiplos em Startups Unicórnios no Brasil

Curso:

• MPGC

Área de conhecimento:

• Finanças e Contabilidade

• Ugor Tadeu Correia Silva

2019

Este Trabalho Aplicado possui objetivo de verificar a adesão da Avaliação Relativa por Múltiplos na determinação do valor de empresas brasileiras denominadas startups unicórnios com o valor estimado pelo mercado acima de US$ 1 bilhão. São empresas bem avaliadas devido o modelo de negócios escalável e alto potencial de crescimento, estágio atual de desenvolvimento em termos de investimento próximo da abertura do capital através de oferta inicial pública de ações. Múltiplos são parâmetros financeiros que podem ser aplicados para valorar empresas com base em ativos semelhantes, apresenta intervalo de referência para investidores na tomada de decisão em relação a oportunidades de negócios. O estudo empírico de Finanças Corporativas utiliza modelos de estatística descritiva e regressões multivariadas para identificar quais são os direcionadores que aproxima ao valor de mercado atribuído pela indústria de investimentos. Os dados utilizados foram extraídos do terminal Economática, contempla um conjunto de indicadores sobre 540 empresas ativas com ações negociadas na bolsa de valores B3 do Brasil, cujas informações financeiras anuais durante período de 2013 a 2018. A amostra visa obter os múltiplos da Indústria de Logística utilizados para calcular o valor de mercado das startups unicórnios, iFood e Loggi, resultando uma nova solução de avaliação relativa com abordagem técnica alinhada a estudos anteriores de pesquisadores que são referências na área estudada. Trata-se de um método simples para alavancar empresas inovadoras que demandam aporte de capital de investidores privados em contexto de exposição elevada aos riscos. Contudo, não foram evidenciadas distorções relevantes na valoração das empresas selecionadas. Os resultados gerados no âmbito do presente trabalho ratificam as hipóteses adotadas de que o método de Avaliação apresenta consistência em termos financeiros comparado com a percepção de valor do mercado, portanto a solução contribui para aumentar confiança de investidores e administradores no ecossistema de startups no Brasil.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor