VOCÊ E CIA - ALEGRIAS E SOFRIMENTOS NA VIDA DOS EXECUTIVOS

Leandro Almeida - Orientadora: Profª Maria José Tonelli

2000

[INTRODUÇÃO] - Revistas especializadas e, até mesmo, algumas disciplinas acadêmicas ilustram o quanto é empolgante e maravilhoso o "mundo" empresarial moderno. Gurus receitam fórmulas para que os executivos desempenhem de forma mais eficiente sua tarefa, mostrando caminhos fáceis, através dos quais, eles poderão ser reconhecidos e, consequentemente, obterão uma posição profissional ainda mais elevada. Atualmente existe a difusão de imagens extremamente positivas, através destas revistas e de gurus, nas quais o executivo, ao seguir as receitas indicadas, poderá desfrutar de um reconhecimento social e de uma tranqüilidade financeira. Este trabalho tem por objetivo verificar até que ponto é confortável a posição do executivo, quais são suas verdadeiras alegrias e sofrimentos, buscando comparar as imagens passadas pelas revistas com o dia a dia destes profissionais. [METODOLOGIA] A pesquisa foi realizada a partir de dois procedimentos na coleta de dados. Em primeiro lugar, fizemos um levantamento dos artigos publicados numa revista mensal voltada especialmente para o público executivo. A revista Você S.A. foi escolhida por ser uma publicação recente, bastante divulgada e que teve sua origem vinculada à Revista Exame, que tem uma tradição no mercado de revistas populares para este tipo de público. Foi feita uma tabulação de todos os artigos dos 17 números publicados, desde o lançamento da revista até dezembro de 1999. Essa tabulação teve como objetivo verificar qual o enfoque dado pela revista à questão do executivo. Em segundo lugar, entrevistamos 10 executivos, que trabalhavam em cinco diferentes empresas de grande porte, localizadas na cidade de São Paulo. Além disso, foi feito um levantamento bibliográfico em diversos periódicos nacionais e internacionais, além de livros sobre o tema, de modo que pudéssemos comparar os dados obtidos com outros estudos e pesquisas já realizados. [RESULTADOS] Embora a revisão bibliográfica tenha revelado que há um número bastante amplo de autores e de publicações acadêmicas, que demonstram preocupação, sob diversos enfoques, com as situações de sofrimento vivenciadas pelos executivos na sua relação com o trabalho, a análise crítica da revista Você S.A. nos mostrou que as questões de sofrimentos e dificuldades destes profissionais é tratada em pequena escala e de modo bastante superficial. O enfoque é quase que totalmente voltado para o aperfeiçoamento profissional do executivo e verdadeiras receitas de sucesso estão presentes em grande quantidade em todos os números. Raramente aparecem artigos que mostram as reais dificuldades que estes profissionais devem enfrentar no seu trabalho e nestes casos, sempre há um modelo a ser seguido para alcançar o sucesso. Os dados obtidos com as entrevistas, embora tenha havido alguma heterogeneidade nos discursos, apontaram que esses profissionais possuem diversas incertezas e desconfortos, chegando, em alguns casos, a enfrentar um grande sofrimento pessoal devido a seu trabalho. [CONCLUSÃO] - Na nossa avaliação, existe um descompasso muito grande entre o discurso que a mídia produz sobre a vida dos executivos e as situações reais que eles enfrentam. A difusão de imagens positivas, que idealizam o universo das organizações, impede que as dificuldades enfrentadas pelos executivos sejam debatidas de modo mais profundo, de modo a possibilitar mudanças significativas na relação das pessoas com seu trabalho bem como mudanças organizacionais verdadeiras.

FSJ