VALORAÇÃO DE EMPRESAS E INCENTIVOS FISCAIS

Autor(es): 

Ricardo Kiochi Morikawa Hashizume - Orientador: Prof. Leonardo de Cruz Basso

Ano: 

1999

[INTRODUÇÃO] Atualmente, a abertura de mercado e o aumento da concorrência estrangeira, em termos de quantidade, qualidade e preços, tem obrigado as empresas nacionais a serem mais competitivas nestes quesitos. Estas empresas nacionais são aquelas que trazem riquezas para o país, e precisam ser, cada vez mais e mais, estimuladas a crescerem, para que possam contribuir eficientemente, no desenvolvimento do país. Esta pesquisa tenta encontrar um estímulo eficiente e eficaz para estas empresas. [METODOLOGIA] Foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito de formas de incentivos fiscais existentes no país, e de formas de valoração de empresas, além da utilização de levantamento de dados realizado pela empresa Stern Stwart & Co. [RESULTADOS] A pesquisa permitiu o conhecimento de ferramentas de análise de empresas que podem ser utilizadas como auxiliares na determinação de incentivos fiscais que sejam mais eficientes e eficazes do ponto de vista do estímulo do desenvolvimento destas empresas. [CONCLUSÃO] Os incentivos fiscais oferecidos no Brasil para as empresas estão longe de constituir estímulos eficientes e eficazes para todas as empresas no sentido de tornarem-se mais competitivas. E necessário que o Governo Brasileiro se preocupe mais com esta questão, pois o crescimento das empresas instaladas no país, é de interesse de toda a sociedade. Estas empresas precisam se tornar competitivas tanto no mercado interno, mas principalmente, externamente, para que possam trazer riquezas para o país e contribuir para a sua aceleração o desenvolvimento, urgente para o Brasil que pretende estar inserido no cenário econômico mundial, como um competidor forte frente aos seus concorrentes desenvolvidos. Após o levantamento dos incentivos fiscais concedidos para as empresas no Brasil, e de algumas das muitas ferramentas utilizadas na análise de empresas, é possível sugerir a utilização do método EVA descrito na pesquisa, como sendo uma boa ferramenta e critério para conceder incentivos fiscais no Brasil. Este índice seria medido todo ano e, de acordo com o resultado expresso, seria concedido um abatimento no imposto de renda desta empresa, para o período posterior. Este resultado expresso, precisa ser positivo, ou seja a empresa, precisa estar criando valor de acordo com o capital investido. Se assim for, esta empresa terá o direito do abatimento, caso contrário, pagaria o imposto de renda integralmente, considerando este quesito. Isto pode ser um verdadeiro incentivo para que a empresa se preocupe mais ainda em crescer e, a empresa que conseguisse, aumentaria os seus ganhos através do abatimento do imposto de renda, podendo utilizar este, de forma mais produtiva nesse período. A proposta é esta: premiar os mais eficientes e eficazes, e incentivar os menos produtivos, a conquistarem este prêmio. Este provavelmente, seria utilizado de forma mais produtiva por estas empresas, do que se estivesse em posse do governo, fato que seria mais provável, já que se mostraram muito eficientes no período anterior.

Departamento: 

CFC

Anexos: