Autor(es):
Ano:
[INTRODUÇÃO] Esta pesquisa integra um projeto maior (Sociedade de consumo, estilos de vida e cultura do consumidor) que estuda o desenvolvimento da cultura do consumo no Brasil e no mundo, visto que se descobriu, no desenvolver do mesmo, realizada pela equipe do Centro de Estudos do Lazer e do Turismo, um importante elo entre o surgimento dessa cultura e o lazer; de fato, a cultura do consumo tomou grandes dimensões, merecedoras de atenção acadêmica e estudo, a partir do momento em que se imbricou com o lazer. Este projeto tem por objetivo estudar essa ligação no Brasil, tendo como referência os estudos já realizados e o caso mundial. [METODOLOGIA] Dada a inexistência de bibliografia específica no país, a metodologia adotada para a pesquisa foi uma investigação dos diferentes estilos de vida que aqui existiram, desde 1500 com a chegada dos portugueses. Essa metodologia foi estruturada em fichamentos dos artigos lidos (pertencentes à coleção História da Vida Privada no Brasil, organizada por Fernando Novais e a qual foi tomada como fonte primária em nosso estudo.). [RESULTADOS] A pesquisa , através da análise da vida privada trouxe à tona formas de lazer ligadas a diferentes estilos de vida dos habitantes do território nacional, havendo grandes diferenças demográficas, temporais, geográficas e culturais entre eles, responsáveis por descrições de grande diferenciação. O homem livre, pobre e ex-escravo que vivia na metrópole durante o séc. XIX, por exemplo, tinha formas de lazer simples e culturalmente relacionadas às suas origens africanas. Por outro lado, temos bailes e saraus de grande sofisticação e opulência oferecidos pelos Barões do Café de acordo com o modelo europeu, no séc. XX. [CONCLUSÃO] O desenvolvimento da vida privada e de novas formas de lazer acompanharam o desenvolvimento do país, havendo grandes diferenças entre os diferentes estilos de vida aqui encontrados desde 1500, em um território tão vasto e desigual. O modelo europeu, no entanto, esteve sempre presente servindo como referência de bom gosto e requinte.