SOFTWARES DE APOIO LINGÜÍSTICO PARA PESQUISA E ENSINO

Luiz Ojima Sakuda - Orientador: Prof. José Carlos Garcia Durand

1995

[INTRODUÇÃO] A preparação de textos acadêmicos para ensino e intercâmbio entre os pesquisadores poder ser facilitada com o uso de recursos informatizados. Através do estudo do caso do Centro de Estudos de Cultura e do Consumo (CECC), pude compreender melhor a dinâmica de um centro de estudos e adequar suas necessidades de equipamentos e programas para desenvolver seu trabalho. [METODOLOGIA] Foram feitas entrevistas com os pesquisadores do CECC e levantados dados sobre as necessidades de cada um e a utilização prática e potencial dos recursos de informática. Com base nestas necessidades, analisei programas que pudessem atender auxiliar o trabalho de ensino e pesquisa, como dicionários e programas de reconhecimento óptico de características. Além disso, fiz um diagnóstico da situação então vigente tanto na área de equipamentos como de programas. [RESULTADOS] Participei ativamente da elaboração de uma Série Didática, já utilizada em cursos ministrados na Escola e disponibilizada aos alunos tanto em formato impresso como magnético. Elaborei uma proposta de informatização do Centro, que harmonizava as necessidades dos pesquisadores com a sugestões de equipamentos e programas de modo a exigir o menor investimento possível. [CONCLUSÃO] A pesquisa não pode ser tão apurada tecnicamente por ter sido orientada por um professor cuja área não é de informática. A linha de pesquisa foi proposta pelo local onde surgiu a demanda por determinado conhecimento específico, e boa parte do tempo acabou sendo dedicada à solução de problemas operacionais do Centro. Por um lado, pude conhecer a dinâmica de um centro de estudos; mas por outro lado, o enriquecimento teórico ficou comprometido. Acredito que o ideal seria que este tipo de pesquisa fosse conduzido por centros de estudos da área de informática, com uma forte e constante interação com os outros centros de estudos. Deste modo, a área de pesquisa poderia usufruir com maior rapidez e produtividade os benefícios dos avanços da área de informática.

FSJ