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[INTRODUÇÃO] A discussão sobre a ética no mundo dos negócios vem ganhando grande importância nos últimos anos; porém, tal interesse ainda está sujeito ao desconhecimento da matéria. A ética ainda é tida como uma questão de valores individuais e, portanto, trata de uma escolha individual. Esta concepção é limitadora e pobre, uma vez que a ética é parte integrante da sociedade e tem função de reguladora da convivência social. Este trabalho tem como objetivo estudar a ética e como as organizações trabalham com as questões éticas em seu contexto institucional, além de proporcionar um mapeamento do comportamento ético nas indústrias brasileiras. [METODOLOGIA] A pesquisa teve início com uma revisão bibliográfica que tinha como objetivo determinar o conceito de ética nas diversas doutrinas filosóficas e colaborar no levantamento de duas abordagens (interna e externa) que podem ser adotadas quanto ao estudo da formalização da ética nas empresas. Além disso, foi adaptado um modelo para possibilitar a análise do mapeamento do comportamento ético nas indústrias; mapeamento esse feito por meio de uma pesquisa exploratória realizada em conjunto com as outras variáveis. [RESULTADOS] A revisão bibliográfica possibilitou o aprofundamento do conceito de ética nos negócios, além da exposição das abordagens do dilema ético: a das relações dos diversos mecanismos formais da empresa entre si e as relações da empresa com a sociedade em que esta se encontra inserida. Além disso, a pesquisa possibilitou o levantamento de diferentes pontos de vista (basicamente dois) para a atuação da ética: um ideal (a prática do bem e da virtude sempre) e um mais real (a melhor prática dentro das possibilidades apresentadas pelo contexto social em que a empresa se encontra inserida). [CONCLUSÃO] Mesmo entre os estudiosos de ética, existe uma divergência quanto à abordagem a ser dada ao dilema ético nos negócios, tendo cada uma delas pontos favoráveis e desfavoráveis. Neste sentido, é interessante ressaltar que vem sendo crescente a tendência a, cada vez mais, aproximar a questão ética ao dia-a-dia das empresas. Quanto ao mapeamento, um dos grandes entraves foi a elaboração de um questionário que possibilitasse o levantamento de como as empresas trabalham com a ética em seus aspectos estruturais/formais. O levantamento buscou categorizar as informações em setores de indústrias e foi baseado num questionário de autopreenchimento que implicou a dificuldade de verificação das observações apresentadas pelo entrevistado. Observamos, também, que as pessoas tendem a ser mais abertas a responder sobre ética quando não são obrigadas a identificarem-se ou a identificar a empresa em que trabalham.