REFORMA DO ESTADO NO SETOR DE EDUCAÇÃO

Francisco Rogerio Lima da Silva - Orientadora: Profª Marta Ferreira Santos Farah

1995

É de certa forma um consenso que o sistema educacional brasileiro tem sérios problemas e não atende aos objetivos que justificam a sua existência. É sabido também que esse quadro persiste e vem se agravando nos últimos anos. Porém, nos últimos, tem ocorrido algumas iniciativas, sobretudo "por parte dos governos municipais, no sentido de se fazer frente a esses problemas. A análise de tais experiências pode enriquecer em grande medida a discussão em torno da busca de soluções para os problemas do setor de educação no Brasil. Para estudar o assunto, foi feito um levantamento bibliográfico que visou construir a problemática em questão e descrever algumas iniciativas concretas. Os textos foram fichados e em seguida receberam um tratamento analítico. Numa fase posterior foram feitas entrevistas a profissionais da área e visitas em escolas. Constatou-se que vários municípios estão encontrando soluções para os seus problemas de educação em idéias já bastante debatidas e nem sempre inovadoras. Há uma preocupação crescente em se promover a participação da comunidade, em se reduzir os índices de evasão e repetência e em se aperfeiçoar o magistério. Contudo, grande parte das iniciativas têm ocorrido de forma isolada, o que tem impedido os implementadores de obterem um êxito constante e duradouro. Além disso a autonomia da escola, fator importante em um contexto de melhoria da qualidade de ensino, não foi privilegiada na maioria das iniciativas. (CNPq).

FSJ