A REENGENHARIA FUNCIONA EM EMPRESAS QUE ATUAM NO BRASIL?

Stefan Krawczenko Feitoza de Oliveira - Orientadora: Prof. Marilson Alves Gonçalves

Instituição:

FGV

[INTRODUÇÃO] Diante do grande contingente de empresas que tentam reorganizar-se por meio da Reengenharia no Brasil, a pesquisa tem a pretensão de colaborar no suprimento de dados sobre a situação e os resultados dos processos de Reengenharia implementados em empresas atuantes no Brasil. [METODOLOGIA] Foi feita, primeiramente, uma revisão bibliográfica. Em seguida, foi elaborado um questionário que foi enviado para 79 empresas e, além disso, foram realizadas entrevistas com funcionários de 5 empresas pesquisadas. [RESULTADOS] A pesquisa permitiu determinar as características em comum das empresas que implementam com sucesso a Reengenharia em alguns quesitos relevantes como: local de implementação, causas para a adoção, trabalho de encaminhamento, tempo de duração, utilização de uma empresa de consultoria, formação da equipe de Reengenharia e resultados obtidos pela Reengenharia. Além disso, elaborou-se uma “nova definição” do termo Reengenharia. E, finalmente, foi respondida a questão sobre o funcionamento, ou não, da Reengenharia em empresas que atuam no Brasil. [CONCLUSÃO] Os fatores que levam uma organização a alcançar seus objetivos por meio da Reengenharia são expostos a seguir. Esse processo deve ser realizado em processos de negócio ou de indústria essenciais para a sobrevivência da organização. Suas causas devem ser: necessidade de adaptação à nova base tecno16gica, às novas exigências dos clientes ou, ainda, a mudanças do ambiente da organização. Desde o início do esforço, a alta gerência deve expressar sua intenção de realmente melhorar o desempenho da organização. Já no encaminhamento da Reengenharia, é relevante que a direção da organização se faça presente, elaborando uma visão do processo pretendido com a reformulação e comunicando esta visão ao corpo da empresa. Não se determinou em que espaço de tempo deve ser realizada a Reengenharia, entretanto tornou-se evidente que, em sendo de longo prazo, esta deve fornecer resultados parciais de curto prazo. Não é essencial a contratação de uma empresa consultiva pela organização. A formação de uma equipe de Reengenharia pela empresa para realizar o processo de reformulação é indispensável. Essa equipe deve ser composta por funcionários e “gerentes” de diversas áreas. Além disso, os componentes da equipe devem dispor de pelo menos 50% do seu tempo para a Reengenharia. Não é sempre necessário que haja a colaboração de clientes durante o processo de reestruturação de um projeto. As empresas, por meio da Reengenharia, comumente conseguem atingir os resultados objetivados quando estes são: maior poder de customização, redução de custos ou, ainda, redução do tempo de ciclo. A pesquisa mostrou que a hipótese com a qual ela se iniciou - “a maioria dos processos de reengenharia implementados nas empresas brasileiras fracassam” - era equivocada. Contudo, não pode ser esquecido o fato de que, além da amostra reduzida, foi percebida a maior predisposição das empresas que obtiveram êxito na Reengenharia em participar da pesquisa. A “nova definição” de Reengenharia é: Reengenharia é a iniciativa da alta gerência de formar uma equipe de gerentes e funcionários de diversas áreas, totalmente comprometidos com essa “nova” tarefa, para adequar processos-chave de sua organização aos avanços tecnológicos, às novas exigências de seus clientes e às mudanças do seu ambiente de atuação, a fim de aumentar seu poder de customização, reduzir custos e diminuir o tempo de ciclo de seu processo.

ADM