REDES SOCIAIS E EMPRESAS

Autor(es): 

Rafael Vieira Camargo - Orientadora: Profª Ana Cristina Braga Martes

Ano: 

2004

[INTRODUÇÃO] Redes sociais vêm sendo estudadas desde a década de 70. É um tema de extrema relevância para a compreensão dos processos de confiança, inserção local e mudanças organizacionais. No Brasil, não existe um centro de estudos sobre o tema ou alguma listagem das pesquisas realizadas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento e análise da produção acadêmica nacional sobre o tema. O objetivo específico é analisar teses e dissertações de doutorado e mestrado apresentadas em três grandes instituições de ensino de São Paulo (FGV-SP, FEA-USP, POLI-USP). [METODOLOGIA] A metodologia adotada consistiu na pesquisa, localização, leitura, fichamento e análise dos trabalhos relevantes. [Resultados] Os resultados mostraram uma produção acadêmica ainda fraca, porém crescente nos últimos anos. A maior parte dos trabalhos aborda redes relacionadas a alianças estratégicas, ou seja, o aspecto da confiança em parcerias entre empresas. Em segundo lugar está a abordagem de redes sob a ótica de mudança organizacional, principalmente estipulando padrões de gestão em rede em busca de um paradigma dominante. Em terceiro vem a temática da inserção local de empresas Trata-se de um aspecto muito relevante, pois pode determinar os rumos de uma empresa e também políticas governamentais. [CONCLUSÃO] Frente à grande abrangência e importância do tema e à escassa produção acadêmica nacional, faz-se necessário incentivar mais estudos sobre redes sociais.

Departamento: 

FSJ

Anexos: