PROJETO DE VIDA: AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA TRAJETÓRIA DA JUVENTUDE BRASILEIRA

Maria Luiza Fernandes - Orientadora: Lara Elena Ramos Simielli

2020

[INTRODUÇÃO] Essa pesquisa se propôs a entender a disciplina “Projeto de Vida” no Programa de Ensino Integral (PEI) como uma iniciativa capaz de incentivar a permanência dos alunos no ensino médio e apontar o seu papel no combate à evasão escolar. Para tanto, os principais aspectos pesquisados foram o da política do ensino médio, os seus dilemas e as causalidades da evasão escolar, bem como, a importância da construção do projeto de vida dos jovens. [METODOLOGIA] Em primeiro lugar, para cumprir esse objetivo, foi feita uma análise nas pesquisas sobre a realidade desse assunto no Brasil para a definição do problema a ser pesquisado e um aprofundamento na literatura sobre o tema. Além disso, foi aplicada uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com escolas e atores envolvidos, e um questionário distribuído para os alunos do ensino médio de escolas contempladas pelo PEI em três escolas situadas na cidade de Mogi das Cruzes. [RESULTADOS] Essas etapas da pesquisa possibilitaram resultados que demonstram as potencialidades e desafios da disciplina, mas também a influência do PEI para encontrar a(s) resposta(s) para a pergunta da pesquisa. As reflexões apontadas trazem contribuições importantes para o debate da evasão e da permanência escolar, bem como os dilemas enfrentados pelos jovens e para a consolidação da política do ensino médio na educação do Brasil. [CONCLUSÃO] Ademais, a pesquisa levanta questionamentos referentes à expansão da disciplina para às escolas de período parciais e indicações para políticas públicas intersetoriais pelo combate à evasão escolar.

GEP