PRÁTICAS DE ORGANIZAR: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA CRIATIVA

Autor(es): 

Paula Nagle dos Reis - Orientador: Prof. Rafael Alcadipani da Silveira

Ano: 

2009

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] A análise de práticas sociais está presente na teoria social ao menos desde os anos 1960. É possível encontrar elementos da “teoria da prática” no trabalho de vários autores. Entretanto, é somente nos últimos anos que o foco nesta questão está ganhando maior destaque, com um crescente interesse em investigar atividades que constituem as diferentes dimensões da realidade social. Focar na análise de práticas organizacionais está atrelado a uma visão das organizações “como elas acontecem”, o que implica o estudo do processo de organizar ao invés de perceber as organizações como entidades estáticas. Há uma crescente preocupação também com o estudo de organizações que fazem parte da Indústria Criativa, ou seja, o setor da economia composto por empresas onde a criatividade é um elemento essencial do negócio. Esse trabalho teve como objetivos (1) analisar as práticas de organizar relacionadas com a produção de vídeos na produtora MV Vídeos; (2) realização de um estudo empírico de uma organização na indústria criativa; (3) aprofundar a compreensão da perspectiva das práticas cotidianas em Estudos Organizacionais. [METODOLOGIA] Na primeira etapa da pesquisa, foi feita uma intensa leitura de textos teóricos sobre práticas de organizar e etnografia. Nos meses que seguiram, a pesquisadora foi a campo na produtora MV Vídeos e além de acompanhar projetos de produção de vídeo, fez entrevistas com os agentes responsáveis pela produção. Na última etapa, foram pesquisados artigos recentes sobre a Indústria Criativa e o relatório final foi redigido. [RESULTADOS] Nos resultados, foram mostradas as anotações do estudo de campo e uma análise do mesmo. Existe uma relação triangular dentro das produções de vídeo entre clientes, networking e a equipe de produção. Os clientes representam a chave essencial para o andamento dos projetos, pois são os que solicitam os trabalhos; a rede de contatos, também conhecida como networking, é necessária para contratar profissionais competentes e de confiança para fazerem os vídeos; por fim, a equipe de produção é de extrema importância, pois é ela que, quando em sintonia, consegue passar para imagens as idéias dos criadores e transformar esse conteúdo em um bem de troca. Além dessas relações, os resultados incluem a percepção das peculiaridades dessa indústria. [CONCLUSÃO] Neste relatório, foi possível concluir sobre a importância dos estudos das práticas e das funções e detalhes de uma empresa para se compreender de verdade como as ações ocorrem dentro dela e como os bens são produzidos; a importância do setor criativo na economia e o estado embrionário de pesquisas que focam em organizações que fazem parte da Indústria Criativa; a importância do trabalho individual e da reputação dentro deste setor de bens criativos.

Anexos: