PADRÕES DE RELACIONAMENTOS ESTRATÉGICOS NO SETOR DE BIOTECNOLOGIA

Raissa Riato Silva - Orientador: Prof. João Mario Csillag

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Por estarem inseridas em um setor dinâmico e competitivo, as empresas de biotecnologia têm sido influenciadas a criar parcerias, principalmente por fazerem uso intensivo do conhecimento e por estarem envolvidas em processos de aprendizagem e inovação. As organizações têm sido influenciadas a criar parcerias, que se dá através de pessoas, pois isto pode reduzir os custos e a necessidade de controles hierárquicos, aumentando, assim, a sua flexibilidade e a sua capacidade de responder rapidamente ao mercado. Os estudos envolvendo biotecnologia são de grande valia para a sociedade, onde este setor contribui para um maior desenvolvimento na saúde, na agricultura e nas fontes alternativas de combustíveis. Frente a isso, se torna evidente a necessidade de compreender os padrões de relacionamento entre as empresas de biotecnologia, com seus clientes e fornecedores. [METODOLOGIA] Com a revisão da literatura, foram selecionados textos que buscavam entender os padrões de relacionamento em redes e a importância das pessoas nessas parcerias formadas pelas empresas de biotecnologia. Os dados secundários originam-se de bibliografias de operações, papers e revistas do setor. No intuito de alcançar o objetivo proposto, buscaram-se formas alternativas de levantamentos de dados, uma vez que a coleta de dados primários tornou-se ineficaz. A forma alternativa foi uma parceria com o Prof. Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, do Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Assim, a amostra foi composta de oito empresas, e foram analisados os dados usando estatística descritiva. No questionário continham perguntas sobre as práticas de operações que as empresas incubadas na Fundação BIOMINAS utilizam e percebem como importante para o negócio. [RESULTADOS] Por ser complexa a aliança na rede deve ser equilibrada e balanceada, já que uma mudança em qualquer parte dela afetará todo o resto. Para isso o relacionamento interpessoal também é muito importante quando se trata de troca de informações e confiabilidade, para que a rede atinja seus objetivos. As empresas de biotecnologia buscam se associar a universidades e centros de pesquisa é grande, pois estes relacionamentos trazem vantagens competitivas, isto é há uma troca de know-how, pessoal especializado e tecnologias. Dessa forma, esses relacionamentos buscam amenizar os custos de transação e os custos da especialização de atividades, cada vez mais freqüente e custos de P&D. Apesar da tendência a aumentar as redes de negócios e compartilhamento verificamos como um possível entrave a este tipo de parceria a desconfiança entre os possíveis parceiros em dividir as informações. Dessa forma, para que as parcerias se formem, no momento atual, é necessário o estabelecimento de contratos, nos quais são colocadas as cláusulas e leis de relacionamentos que devem ser cumpridos por ambos os lados. [CONCLUSÃO] O Brasil é um campo extenso para pesquisas e desenvolvimento da biotecnologia. Concluo observando que os padrões de relacionamento atuais são baseados em parcerias com universidades e centros de pesquisas, baseados em contratos e vantagens mútuas, isto é, ambos os parceiros devem se beneficiar com a nova rede. Além disso, as redes que se formam são dinâmicas e todos dentro destas devem executar sua função o mais perfeitamente possível para toda cadeia concluir da melhor maneira seus objetivos e metas. Acredito, ainda, que a tendência é o aumento das redes de relacionamento e o amadurecimento desta no que diz respeito a relações de confiança e troca de informações.

POI