ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS: O SENTIDO E O SIGNIFICADO DO TELETRABALHO SOB O PONTO DE VISTA DO TRABALHADOR E DA ORGANIZAÇÃO

Autor(es): 

Giovanna Vergara Caffarelli - Orientadora: Profª Maria José Tonelli

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] Na verdade a filosofia que preside ao conceito de teletrabalho nada mais é, do que levar o trabalho até às pessoas em vez de ocorrer o inverso, com isso passa a existir uma substituição total ou parcial do local de trabalho. O teletrabalho possibilita a realização do trabalho em casa, sendo possível devido o desenvolvimento e a modernização das tecnologias, que permitem disponibilizar a informação em qualquer local onde nos encontremos e, devidamente implementadas, redefinem tarefas, bem como novas formas de as executar. A necessidade de aumentar a produtividade e ao mesmo tempo diminuir os custos imobiliário elevadíssimos, restruturações empresariais e as questões ambientais faz com que as empresas sintam-se motivadas frente a esta solução. O teletrabalho pode ser aplicado a maioria das entidades ( sejam essas empresas ou estruturas da administração pública ), podendo ser utilizado por qualquer funcionário, incluindo diretores e administradores. O Teletrabalho é, sem sombra de dúvida, um desafio para as empresas, pela alteração dos modelos de gestão clássica e pela reinvenção do trabalho. Em função destas quatros condições: aumento da produtividade, custos imobiliários, reestruturações empresariais e questões ambientais, o teletrabalho tem crescido. Resulta daí o novo interesse e o objetivo dessa pesquisa: analisar a visão que os trabalhadores e as organizações possuem do teletrabalho, qual o sentido e o significado que esse tipo de trabalho assume para as pessoas e quais são as implicações que ele traz para a vida cotidiana. [METODOLOGIA] Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica, que possibilitou a construção das perguntas para realizar as entrevistas. Em seguida foram feitas oito entrevistas com teletrabalhadores e com gestores de teletrabalho nas organizações. Foram realizadas cinco com teletrabalhadores e quatro com gestores de teletrabalho, e como principais profissões exercidas pelos entrevistados destaca-se: consultores e gerentes de venda. [RESULTADOS] O teletrabalho passou a ser uma forma alternativa de trabalho frente a desemprego e às mudanças tecnológicas, possibilitando com que seu trabalho seja melhor remunerado devido a algumas razões: possibilidade do partial time (flexibilização do horário de trabalho) e principalmente pela filosofia de trabalho (resultados baseados em metas estipuladas pelas Organizações). Através das entrevistas pode-se notar uma forte diferença entre o teletrabalho para os teletrabalhadores e para a Organização. Na maioria das entrevistas com teletrabalhadores pode-se notar que o mesmo tinha como principal vantagem: maior flexibilidade de tempo e chance de organizar as suas tarefas baseado nas suas possibilidades pessoais; economia com gastos de locomoção; melhora da qualidade de vida por meio da administração do tempo livre; possibilidade os rendimentos mensais, caso possa trabalhar para mais de uma empresa. Quanto as Organizações é necessário citar que algumas entrevistas foram canceladas, por motivo de não quererem participar da mesma. Para as Organizações, as principais vantagens consistem: maior controle sobre os resultados dos serviços apresentados; aumento da capacidade de produção; redução do número de instalações e equipamentos dentro da empresa; remuneração definida com base na produtividade e na qualidade dos serviços; flexibilidade para efetuar trocas e substituição, sem ônus. [CONCLUSÃO]Tanto os teletrabalhadores quanto as Organizações dependem do teletrabalho, portanto agem com profissionalismo frente ao mesmo, desenvolvendo-o de maneira organizada. Alguns teletrabalhadores sentem-se inseguros com relação a remuneração, pois embora admirem o seu trabalho, dizem que prefeririam garantir uma remuneração fixa.

Departamento: 

FSJ

Anexos: