O USO DA DINÂMICA DE SISTEMAS PARA SIMULAÇÃO DE MODELOS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Vivian Rothberg Gimael - Orientador: Prof. Júlio César Bastos de Figueiredo

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O objetivo da pesquisa aqui proposta é verificar a aplicabilidade da técnica de mapeamento causal como ferramenta para construção de Equações Estruturais que representem com precisão considerável a relação entre as variáveis que afetam determinado fenômeno, resultando no que chamamos de Mapa Mental. Mapas mentais são modelos que mantemos em nossas mentes que relacionam as diferentes variáveis de um contexto em um sistema dinâmico no qual todas as variáveis interagem entre si. O estudo proposto avalia a metodologia de pesquisa para obtenção do mapa causal e as técnicas estatísticas para verificação de sua precisão. [METODOLOGIA] A técnica utilizada para a construção dos diagramas de mapas causais foi baseada no trabalho desenvolvido por Markóczy e Goldberg (1995), que desenvolveram um método que determina os constructos relevantes de um problema e que, por meio de entrevistas, verifica-se a opinião dos respondentes acerca da relação entre os constructos selecionados.  Neste projeto, os constructos foram obtidos por meio de pesquisa secundária, na qual se buscou acessar quais variáveis relacionam-se com o desempenho acadêmico de um aluno, tendo sido encontrada extensa literatura sobre o tema. O instrumento de pesquisa utilizado neste projeto foi um formulário de questões que perguntavam ao respondente qual a relação existente entre cada variável selecionada e as demais, sendo necessário indicar a intensidade da relação e o sinal (positiva ou negativa). O questionário foi aplicado em uma turma do 5° semestre da graduação em administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas, com total de 56 respondentes. No final do questionário, havia uma segunda etapa na qual o aluno deveria responder com que intensidade cada variável é aplicável em sua vida. [RESULTADOS] Com as respostas obtidas, calculou-se a opinião média entre os entrevistados e realizou-se um teste-t para testar a significância estatística de cada média calculada, sendo utilizadas para a construção do Mapa Médio somente aquelas que tinham módulo maior que 1 com significância menor que 0,01 (99% de confiança). Na parte de verificação da precisão dos resultados, o Mapa Médio foi construído no software AMOS, que é um programa para modelagem de equações estruturais, onde também foram inseridos os dados da segunda etapa da pesquisa com os alunos. No AMOS, viu-se que algumas das relações propostas pelos alunos não se comprovam estatisticamente pelos dados que eles forneceram na segunda etapa da pesquisa. O modelo foi ajustado até que construiu-se um modelo final, que passasse nos testes estatísticos e propusesse uma nova visão sobre as relações entre os constructos selecionados. [CONCLUSÃO] O processo de mapeamento cognitivo proposto neste projeto como metodologia para construção de Equações Estruturais mostrou bons resultados por ter tido boa parte de suas relações comprovadas pelos dados obtidos na pesquisa. Entretanto, o modelo é limitado às questões que são identificáveis aos indivíduos entrevistados. A metodologia também mostrou a importância de ter as variáveis muito bem definidas, pois, quando estão pouco claras, geram conflitos entre as opiniões de cada respondente.

POI