O SISTEMA MERITOCRÁTICO NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES E OS CASOS DE DEPRESSÃO ENTRE OS JOVENS NO BRASIL

Autor(es): 

Maycon Douglas Gomes da Silva - Orientador: Prof. Marcelo Galletti Ferretti

Ano: 

2019

[INTRODUÇÃO] O presente trabalho foi desenvolvido por meio do estudo de obras publicadas por pesquisadores das áreas de psicologia e educação. É pautada, principalmente, pelos estudos realizados por Christophe Dejours, criador da Psicodinâmica do Trabalho. O tema é composto por uma análise do impacto de metodologias mais exigentes de ensino empregadas em escolas de nível superior declaradas altamente meritocráticas sobre a saúde de seus alunos. O pressuposto sobre o qual é desenvolvido o presente artigo é o de que a vida acadêmica do estudante é para ele o equivalente à vida profissional do adulto, ou seja, a vida do trabalho estudada por Dejours. [METODOLOGIA] O método utilizado foi o de entrevistas com alunos e ex-alunos da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. [RESULTADOS] O resultado foi a comprovação de que a forma como é desenvolvido o curso em ambas instituições afeta negativamente a saúde do estudante. [CONCLUSÃO] É esperado, com isso, que sejam repensadas as metodologias de ensino e a forma como as instituições se aproximam de seu corpo discente

Departamento: 

FSJ