O RH DO FUTURO

Autor(es): 

Tatyana M. Djehdian - Orientador: Prof. Marilson Alves Gonçalves

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] Nos últimos anos, tem havido um grande questionamento sobre a real utilidade do Departamento de Recursos Humanos para as organizações. Em decorrência, o campo acadêmico e profissional têm abrigado vários debates sobre a possível extinção desta área, dentro do meio organizacional. Todavia, há um certo reconhecimento de que os profissionais de recursos humanos, e a própria área, podem transformar-se em um grande diferencial competitivo, se souberem agregar valor e gerar resultados para as organizações. Para isso, essa área funcional deve tomar um novo rumo, e fazer modificações para alcançar esse objetivo e reconquistar sua importância no meio organizacional. [METODOLOGIA] Foi feito um levantamento de dados, durante todo o projeto, basicamente pesquisa bibliográfica, uma entrevista e visitas a empresas. Depois da coleta de dados, foi feita uma organização de todas as informações e dados coletados, bem como a triagem e construção de uma lógica de argumentação para que a pesquisa tenha consistência. Depois dessa etapa de coleta e análise de dados, deu-se início à elaboração do relatório parcial, que foi entregue na data prevista. Depois do resultado parcial, fez-se uma nova construção de argumentos, bem como algumas correções no texto, sendo entregue, em seguida, uma nova cópia do relatório parcial. A segunda parte do projeto foi semelhante, sendo feita uma pesquisa de artigos do assunto. O relatório final foi elaborado e revisado, para ser entregue na data. Uma preparação para a apresentação oral será feita até sua data. [RESULTADOS] Os resultados da pesquisa consistem em nada mais do que algumas recomendações para a área de Recursos Humanos. RH precisa estar ligado, por exemplo, ao processo de elaboração das estratégias globais da empresa, atuando como verdadeiros consultores internos. Precisa, também, fazer uma boa gestão da cultura e valores da empresa, pois isso reflete na maneira como a empresa atua junto aos clientes. É essencial que a área mantenha o quadro de colaboradores da empresa sempre atualizado e com competências acima dos profissionais do mercado, tornando a empresa cada vez mais competitiva.. A questão importante que os profissionais dessa área têm que ter em mente é que precisam fazer uma boa gestão do capital intelectual, do conhecimento e da informação oferecida aos colaboradores. Sendo assim, os profissionais de RH precisam ter as competências mais variadas e também devem estar sempre em busca de inovações. [CONCLUSÃO] Tanto o ambiente organizacional como o de mercado sofrem grandes transformações, de maneira muito rápida. Recursos Humanos precisa, portanto, se adaptar a essas mudanças rápidas incorporando novas funções mais estratégicas, desenvolvendo novas habilidades, atitudes e conhecimentos, afim de atender às necessidades das empresas. As funções atuais não deixam de ser importantes, embora precisem de reformulações, mas a necessidade das empresas, frente às mudanças, exige de RH novas técnicas, habilidades e até posicionamento. Pode não se saber com certeza absoluta como o RH do futuro será, a não ser que este será um dos departamentos que mais sofrerá modificações dentro das empresas. Os profissionais que não estiverem preparados para isso, provavelmente "perecerão". Aqueles que tiverem o interesse de mudar para melhor terão em suas mãos uma grande experiência de aprendizado.

Departamento: 

ADM

Anexos: