O POSICIONAMENTO DOS HOTÉIS DE NEGÓCIOS FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO GLOBALIZADO

Autor(es): 

Karla Pradella Rodrigues - Orientador: Prof. Adalberto Belluomini

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] O processo de globalização, que intensificou-se na década de 90, afetou profundamente o mercado hoteleiro mundial, principalmente o segmento de hotéis voltados para executivos. A expansão do comércio e da produção internacional, bem como a emergência de novos centros de negócios no mundo, implicou em um crescimento de viagens corporativas, o que exigiu o aumento do número de empresas hoteleiras voltadas ao executivo. Ao mesmo tempo em que surgiram grandes oportunidades de expansão nesse segmento, aumentaram-se as exigências em termos de infra estrutura, tecnologia, serviços e atendimento por parte dos hotéis que pretendem atender a executivos em suas viagens a negócios. Atualmente, executivos que viajam a trabalho necessitam não apenas de uma boa acomodação mas, principalmente, de uma infra estrutura particular, como business center, serviços rápidos e de alta qualidade, segurança, atendimento diferenciado e a mais avançada tecnologia de comunicação e informação, que permita a realização de suas atividades profissionais. O objetivo da pesquisa foi realizar uma análise do posicionamento dos hotéis de alto padrão para executivos na cidade de São Paulo frente a: (1) o crescimento do número de viagens a negócios e eventos empresariais realizados em hotéis; (2) as novas necessidades e exigências do mercado. [METODOLOGIA] A metodologia adotada nessa pesquisa foi a de um estudo exploratório com entrevistas pessoais a gerentes e diretores de nove hotéis de alto padrão voltados ao atendimento de executivos em viagens a negócios, localizados na cidade de São Paulo. A investigação foi composta pelas seguintes etapas: (1) levantamentos bibliográficos sobre marketing e qualidade em serviços de hotelaria para a formulação de um questionário estruturado para aplicação nas entrevistas; (2) aplicação do questionário por meio de entrevistas pessoais com gerentes ou diretores dos hotéis para levantamento de informações relacionadas ao posicionamento da empresa frente à nova realidade do mercado; (3) tabulação dos dados; (4) análise e interpretação das informações; (5) conclusão. [RESULTADOS] Todos os hotéis pesquisados possuem infra estrutura e serviços adequados para atender aos executivos em suas viagens a negócios e a eventos empresariais, como: business center com os mais modernos equipamentos de informática e serviços de apoio; apartamentos com mesa e iluminação para trabalho, microcomputador e impressora (sob pedido), ramais telefônicos com secretária eletrônica e possibilidade de acesso à Internet; forte esquema de segurança; serviço de quarto 24 horas; centro de convenções equipado com toda a tecnologia exigida em eventos empresariais. Elevados investimentos em treinamento de pessoal é outra característica comum aos hotéis entrevistados. Dessa forma, procuram garantir atendimento rápido, eficiente, atencioso e de alta qualidade aos executivos que freqüentam o estabelecimento. Os hotéis mais antigos estão sofrendo reformas nos apartamentos ou áreas sociais visando melhor atendimento às necessidades e expectativas dos executivos. [CONCLUSÃO] Conclui-se, com a pesquisa realizada, que os hotéis estão atentos às mudanças que o mercado está sofrendo e estão procurando atender e antecipar as necessidades dos executivos em viagens a negócios. A concorrência nesse mercado está bastante acirrada, devido ao fato de que a quantidade de estabelecimentos vem crescendo numa proporção muito maior do que a demanda por esse tipo de serviço, o que tem levado à redução de tarifas. O fato de São Paulo ser uma cidade que apresenta problemas gravíssimos de trânsito e violência e ser carente em termos de centros de convenções para eventos de grande porte reduzem o número de executivos que procuram a cidade. Sendo assim, os hotéis que têm investido em infra estrutura, serviços, tecnologia e atendimento para atender de maneira plena às expectativas dos executivos em viagens a trabalho estão apenas garantindo sua sobrevivência no mercado.

Departamento: 

MCD

Anexos: