NOVOS RECURSOS PARA INOVAÇÃO EMPRESARIAL - O PAPEL DO ESTAGIÁRIO

Autor(es): 

Rodrigo Femando Sanzogo Fiorelli - Orientadora: Profª Christina B. Larroudé de Paula Leite

Ano: 

1998

[INTRODUÇÃO] Segundo Morgan (1996), as empresas podem ser comparadas a sistemas orgânicos. Como qualquer organismo vivo, tais empresas estão em um contínuo processo de troca com os seus ambientes. Ora, se um ambiente é conturbado e está em constante transformação, as empresas têm necessidade de adequar seus processos e seus produtos às novas exigências, dos clientes, dos concorrentes, dos fornecedores ou de qualquer outro fator que interfira em seu ambiente empresarial - seja econômico, político, social ou cultural. Um dos caminhos para que a empresa consiga melhor adequar-se ao ambiente é a Inovação, que Wèchsler (1993) define como “a implementação realizada, com sucesso, de uma idéia criativa para produtos ou processos dentro de uma organização”. Dentre as várias possibilidades de a empresa alcançar essa Inovação, destaca-se o papel do estagiário. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo investigar, no plano te6rico, a necessidade e as origens da inovação nas empresas, bem como o papel das empresas e instituições de ensino nos programas de estágio. Em relação aos aspectos práticos, objetivou-se verificar se o estagiário pode ou não ajudar as empresas a suprirem essa necessidade de inovação, além de indicar algumas características de estagiários e empresas que contribuam para um ambiente interno inovador. [METODOLOGIA] Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa te6rica revisando os conceitos de inovação e o papel de instituições de ensino e empresas nos programas de estágio. Em seguida, foram efetuadas entrevistas em profundidade, em primeiro lugar, com estagiários das áreas de administração, economia e engenharia e, em seguida, com empresas de grande porte que possuem programa de estágio e que são reconhecidamente inovadoras dentro de seus mercados. Estas entrevistas tiveram como objetivo básico a exploração e a definição das variáveis que iriam compor os questionários de pesquisa. Elaborados os questionários, foi executada uma pesquisa. empírica de caráter qualitativo com empresas e estagiários, a fim de verificar a capacidade de o estagiário contribuir com a inovação empresarial, quais as características que lhe permitem essa contribuição e quais as características de um ambiente inovador dentro das empresas. [RESULTADOS] A revisão bibliográfica permitiu detectar quais as variáveis-chave no processo de inovação empresarial. Tais variáveis - estrutura, pessoas, informação e clima - foram descritas por Gundy (1987). As entrevistas em profundidade permitiram adaptar essas variáveis a perguntas que se materializaram nos questionários. Por fim, as pesquisas quantitativas procuraram validar essas variáveis na conjuntura empresarial no que se refere à relação estagiários e inovação. [CONCLUSÃO] Confrontando os resultados dos questionários aplicados a empresas e a estagiários, pôde-se concluir que as empresas que se mostraram realmente inovadoras pelos questionários apresentam uma série de variáveis comuns que influenciam positivamente o comportamento dos estagiários, tomando-os mais propensos a contribuir com a inovação empresarial. Enfim, analisando-se os resultados da pesquisa com estagiários, cumpriram-se os objetivos da pesquisa, comprovando-se que os estagiários podem, sob certas condições empresariais, contribuir para a inovação empresarial.

Departamento: 

ADM

Anexos: