NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Caio Antonio Rorato Longhini - Orientadores: Profs. Marta de Campos Maia e Eduardo Henrique Diniz

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente estudo objetivava, inicialmente, fazer um levantamento e uma comparação entre as diversas metodologias e técnicas adotadas nos cursos a distância oferecidos por universidades no Brasil, a fim de identificar grupos que possuíssem características similares. Com a posterior mudança do objetivo, este passa a ser a realização de uma revisão teórica sobre a avaliação da qualidade de sistemas de Ensino a Distância, procurando fazer uma comparação com a modalidade presencial. A pesquisa se mostra relevante na medida em que o EaD está em franca expansão no país e isto torna necessária a comprovação de sua efetividade. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada foi a de pesquisa em publicações cientificas como International Journal on E-learning, Electronic Journal of E-learning, no site da Associação Brasileira de Ensino a Distância e em teses sobre o tema. [RESULTADOS] Existe uma metodologia formal de avaliação dos cursos de Ensino a Distância, que é utilizada para credenciamento pelo MEC. Por outro lado, os cursos a distância constituem uma nova modalidade educacional, o que torna precoce a avaliação dos resultados obtidos por seus alunos em termos de aprendizado e inserção no mercado de trabalho, comparativamente à modalidade presencial.   [CONCLUSÃO PRÉVIA] Para comparar os resultados obtidos segundo estes dois tipos de modalidades de ensino e melhor avaliar um curso a distância, faz-se necessária a utilização de múltiplas formas de avaliação quantitativa e qualitativa, tanto do resultado quanto do processo de aprendizagem, de forma contínua e com a utilização dos feedbacks das avaliações para melhoria tanto do curso em si quanto do aprendizado do aluno.

IMQ