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[INTRODUÇÃO] O Turismo é visto por uma grande parcela de estudiosos em economia e também por um contingente significativo de países como uma das atividades que mais cresceram nessa última década, mais que o próprio crescimento da economia mundial. Isso não é apenas uma mera percepção ou um "achismo", estudos publicados pela OMT - Organização Mundial de Turismo, com sede na Espanha comprovam a percepção dessas pessoas. Sabendo desse enorme potencial econômico, os investimentos aumentaram de forma impressionante, gerando cada vez mais empregos, movimentando grandes cifras de recursos que entram e saem dos países na forma de gastos dos turistas e, é claro, gerando uma considerável soma de dinheiro arrecadado com impostos sobre essas atividades. O Brasil, embora seja um dos países com grande potencial turístico ainda não sabe tirar proveito máximo dessa sua condição privilegiada nessa "economia do turismo" seja por falta de pessoal especializado, problemas de infra-estrutura ou por uma aguda deficiência na venda dos destinos turísticos, principalmente no mercado internacional. [METODOLOGIA] Para a confecção desse trabalho, foi utilizada como metodologia a leitura de livros relacionado ao planejamento estratégico do turismo e ao marketing turístico além de serem feitos contatos com a Embratur para conhecer qual a visão que esse órgão oficial tem sobre essa atividade e sua postura como árbitro de conflitos dos setores envolvidos com o turismo. Além disso, foi feito um estudo sobre Planos de Turismo para saber quais são as maiores dificuldades encontradas pelas cidades na implementação do plano, que é uma espécie de consultoria em planejamento de turismo para cidades. Foi feita também uma visita à Hotel Travel Show que ocorreu agora em 2000 para uma averiguação mais profunda sobre a real capacitação do pessoal envolvido no turismo (agentes e operadoras de turismo) além de uma observação de como os destinos nacionais e internacionais são comercializados. Feito isso, elaborou-se um inventário turístico para o levantamento dos diversos recursos existentes no local possibilitando um conhecimento desses recursos e dos potenciais desses recursos . [RESULTADOS] Não houve implementação do modelo, mas quando este foi apresentado para pessoas diretamente envolvidas na atividade turística, houve uma boa receptividade mostrando que o trabalho é possível de ser implementado com sucesso e cumprir com seu objetivo. [CONCLUSÃO] Esse trabalho possui um grande potencial para o sucesso mas ainda não está finalizado e não foi posto em prática. Somente após sua implementação será possível ver as falhas e imperfeições do modelo e efetuar medidas corretivas para que de fato ele possa cumprir seu objetivo de possibilitar a qualquer cidade interessada tornar-se uma estância turística, usufruindo dos benefícios concedidos pelo governo e gerando empregos diretos e indiretos para o local, que possibilitarão um crescimento econômico sustentável.