A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA NO BRASIL: AGENDA, ATORES E IDEIAS

Luiz Henrique Tomy Ribeiro - Orientador: Prof. Francisco Cesar Pinto da Fonseca

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O projeto tem como objetivo analisar os conflitos entre um conjunto de atores críticos ao modelo midiático brasileiro, especialmente blogs, sites e movimentos sociais, e a grande mídia, constituída pelas principais emissoras de rádio e televisão, pelos jornais e revistas e pelos grandes portais da internet. [METODOLOGIA] Foram realizadas leituras de bibliografias pertinentes ao tema, um levantamento e análise de sites, blogs e movimentos sociais que buscam discutir e transmitir informações distintas (alternativas) da grande mídia. Também foram efetuadas análises de como os principais órgãos de comunicação (grande mídia) estão posicionados em relação à “pluralidade” da mídia. Além disso, foram realizadas duas entrevistas com ativistas da mídia alternativa, uma análise da Constituição brasileira e do projeto do ex-ministro Franklin Martins acerca do “marco regulatório da mídia”. [RESULTADOS] Os resultados obtidos demonstram que a concentração dos meios de comunicação sob domínio de poucas famílias, que existe hoje na sociedade brasileira, faz com que as informações sejam manipuladas e que seja transmitido somente o que lhes é conveniente. Isso afronta a Constituição do País em mais de um artigo, os quais dizem que não pode haver qualquer tipo de monopólio ou oligopólio nesses meios de comunicação. Além disso, a grande mídia deveria transmitir para a população assuntos que abrangessem educação, cultura, artes e notícias que contribuíssem para o desenvolvimento do cidadão. No entanto, isso não ocorre, pois esses temas não aumentam a audiência dos programas e, por conseguinte, não geram receita para as empresas detentoras dos meios de comunicação. [CONCLUSÃO] Com esse cenário presente na sociedade brasileira, um aspecto relevante diz respeito à implementação de um marco regulatório que regulamente os setores de comunicação do País. Essa questão permitiria que o direito de liberdade de expressão e comunicação vigorasse na sociedade, pois se torna possível que diferentes pontos de vista sejam considerados. Vale ressaltar, também, a importância dos meios de comunicação alternativos, que procuram divulgar e transmitir assuntos que a grande mídia não divulga ou o faz de maneira claramente enviesada. Além disso, conclui-se que a mídia alternativa elabora e tem por objetivo fazer com que a mídia brasileira dominante se torne democrática, que possibilite a divulgação de conteúdos de maneira plural, sem ocultação ou manipulação das ideias.

GEP