LAZER E TURISMO NO BRASIL – ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA HOTELARIA DE LUXO

Leandro Esteves Veiga - Orientadora: Profª Gisela Black Taschner

2004

[INTRODUÇÃO] A associação entre o lazer e turismo dentro da ótica nacional desmembra-se desde os primórdios da civilização brasileira, mais precisamente a partir do momento em que as influências européias tornam-se latentes, em 1808. A compreensão da evolução pela qual o país acompanhou ao longo desses anos torna-se imprescindível para se compreender a atual configuração do setor. Quando se compara a situação no Brasil de hoje e a do momento da chegada da Corte Real há quase duzentos anos, identificamos dois mundos completamente antagônicos. Hoje, o turismo assume uma importância ímpar na economia nacional, movimentando um dos setores de maior relevância para o país. Segundo dados da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas -, em 1998, o turismo rendeu ao Brasil US$ 31,9 bilhões e recebeu mais de 5 milhões de turistas estrangeiros. A Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis ainda destaca a existência de 18 mil meios de hospedagem, geração de um milhão de empregos diretos e indiretos e uma arrecadação de mais de US$ 400 milhões em taxas e impostos em 1999. Para tanto, torna-se necessária uma análise não apenas das formas de lazer observadas nos dias atuais, mas também dos avanços em transportes, hospedagem e recepção desses turistas. [METODOLOGIA] O estudo foi realizado com base nos relatos bibliográficos de diversos viajantes do século XIX e de analises quantitativas, a respeito do século XX, com base em dados extraídos de órgãos como SEADE e IBGE. Procurou-se, ao longo de todo o trabalho, ressaltar o desenvolvimento dos diversos setores associados ao lazer e turismo no decorrer do período observado. [Resultados] A pesquisa revelou alguns importantes dados referentes ao desenvolvimento no modo de vida dos brasileiros no que diz respeito, principalmente, ao modo como recebemos e hospedamos turistas estrangeiros. Mais do que isso, retratou-se também a evolução nos meios de transporte e em toda infra-estrutura que serve de base para todo o setor: estradas, aeroportos, rodoviárias, agências, teatros, etc. [CONCLUSÃO] O contraste desenvolvido entre a realidade observada por viajantes no século XIX e a realidade retratada em números estatísticos no final do século XX configura uma importante etapa no desmembramento do quadro do setor turístico que se procura desmembrar. Entendendo como se deu a evolução no setor a partir da análise de diversos segmentos e setores da economia, compreende-se a trajetória que o Brasil vem traçando ao longo de sua história e torna-se possível a identificação dos principais gargalos que impedem ou inibem um desenvolvimento mais agressivo do setor em âmbito nacional.

FSJ