INFRA-ESTRUTURA NOS PAÍSES DO MERCOSUL

Ricardo Cesar Martins - Orientador: Prof. Arthur Barrionuevo Filho

2001

[INTRODUÇÃO] O presente trabalho teve por objetivo avaliar a composição da estrutura de transporte ferroviário e rodoviário nos países que compõem o Mercado Comum do Cone Sul. O trabalho pode ser dividido em duas partes principais. A primeira parte procura avaliar as origens históricas no desenvolvimento da estrutura ferroviária e rodoviária nesses países, assim como o diagnóstico geográfico das regiões em questão. A segunda parte procurou avaliar os impactos iniciais que a criação do Mercosul apresentou sobre a estrutura de transporte, analisando valores e volumes do comércio internacional, assim como a natureza dos produtos transportados. [METODOLOGIA] O trabalho contou com a utilização de duas técnicas diferentes. A primeira consistiu numa análise de conteúdo de relatórios técnicos e pesquisas descritivas. A segunda técnica empregada consistiu na coleta de índices, cuja análise foi baseada na evolução desses valores e na comparação dos mesmos entre si. [RESULTADOS] Os resultados desse trabalho também podem ser divididos em duas categorias. Primeiramente, verifica-se um diagnóstico no processo histórico de construção da estrutura ferroviária e rodoviária nos países estudados. Foi possível avaliar em que época cada um dessas modalidades começaram a ser construídas e quais motivos tecnológicos e econômicos determinaram a configuração que tal estrutura assumiu. Essa análise é complementada com o diagnóstico geográfico, o qual permite contextualizar o cenário físico em que esse processo ocorreu. Além disso, foi possível realizar um diagnóstico da infra-estrutura de transporte terrestre relevante para o comércio da região, conhecida como "corredor São Paulo- Buenos Aires". O estudo enfocou a composição das regiões abrangidas, inclusive por mapas, além da evolução dos principais indicadores de comércio relacionados ao transporte de cargas ocorrido entre Brasil e Argentina. [CONCLUSÃO] As principais conclusões, relativas aos impactos iniciais da criação do Mercosul, foram: i) após a criação do Mercosul, o crescimento do comércio entre os países membros foi superior ao crescimento do comércio com os demais países do mundo; ii) Houve também uma alteração na composição dos produtos transacionados. Em valor, o crescimento foi maior no sentido Brasil - Argentina, enquanto que em volume, o crescimento foi maior no sentido Argentina - Brasil; iii) Dessa maneira, houve uma maior alavancagem absoluta das exportações brasileiras de maior valor agregado, de origem industrial, enquanto que as exportações argentinas com maior alavancagem absoluta foram de produtos de menor valor agregado, de origem agropecuária e mineral.; iv) Esse fenômeno refletiu sobre a demanda de transporte, com um fortalecimento do transporte rodoviário no sentido Brasil - Argentina e um fortalecimento do transporte marítimo no sentido Argentina - Brasil; v) A razão dessa alteração é que o transporte rodoviário esta associado a produtos de maior valor agregado, enquanto que o transporte ferroviário e marítimo a produtos de menor valor agregado e elevado volume.

PAE