A INFLUÊNCIA DO COMPUTADOR NA VIDA E NA DECISÃO PROFISSIONAL DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO

Roberto Rosenthal Grosman - Orientador: Prof. Fernando de Souza Meirelles

1997

[INTRODUÇÃO] Desde a década de 1980 o computador passou a fazer parte da vida e do trabalho dos profissionais. Este processo, no Brasil, se acirrou depois de 1990 com a abertura da economia e com a entrada de empresas multinacionais no Brasil, principalmente nos setores de serviços bancários. Com este novo panorama configurado, é indispensável que os estudantes de Administração, tenham domínio ou, pelo menos, um bom conhecimento de micro-informática. Decidi, então, fazer este trabalho para esclarecer a situação dos futuros administradores em relação ao computador e descobrir quanto e de que forma ele participa de sua vida e a situação do ensino nas principais, faculdades. [METODOLOGIA] Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica. Apesar de não, existir muito material, existem alguns artigos americanos e uma reportagem brasileira. Logo em seguida passou-se à parte das pesquisas. A pesquisa, através de questionários de múltipla escolha e respostas espontâneas, foi realizada em quatro faculdades particulares, as mais importantes de São Paulo, com aproximadamente duzentos alunos. Dando seqüência fez-se uma pesquisa, num volume bem menor, com professores. [RESULTADOS] Através das pesquisas chegou-se a vários resultados, verificou-se a importância da informática na vida pessoal e profissional dos alunos. Um primeiro dado importante é que dois terços dos estudantes acham que o computador tem grande importância na sua vida. A maioria deles começou recentemente utilizá-lo (metade entre 14 e 18 anos e 28% depois dos 18 anos), apesar disto metade deles considera que tem bons conhecimentos sobre o assunto. Em relação aos softwares que utilizam o WORD e o EXCEL, ambos da Microsoft, são quase unanimidade, 95% respondeu que utiliza os dois. Na opinião dos alunos, o ensino de informática nas faculdades não está nada bom. Apenas 20% o considera bom ou ótimo, enquanto 40% o considera fraco ou péssimo e as únicas matérias que utilizam informática são as consideradas exatas (Informática, Estatística, Pesquisa Operacional e Matemática). Um dado importante relativo à vida particular dos alunos é que 90% deles possuem micro em sua casa, mas apenas 30% utilizam a Internet. Apesar deste número ser pequeno ele é assustadoramente crescente, já que há dois anos menos de 5% a utilizavam. [CONCLUSÃO] Podemos dividir a conclusão em duas partes, a influência do computador na vida pessoal dos alunos e sua influência no lado profissional. Pudemos perceber, pelo lado pessoal, que a maior parte dos alunos acha que o computador exerce grande influência em sua vida, a maioria aprendeu recentemente a utilizá-lo, porém esta maioria é a que mais tempo passa à frente da máquina. Quase todos possuem micros em casa, mas poucos se utilizam da Internet e, os que o fazem, utilizam o e-mail e para se divertir. Em relação à faculdade e à sua vida profissional, algumas conclusões relevantes puderam ser identificadas. O ensino de informática nas faculdades, apesar dos professores não estarem cientes, está muito fraco e deve ser melhorado rapidamente. Os alunos que se consideram bons usuários já se consideravam antes de entrarem na faculdade, mas os que se consideram pouco conhecedores do assunto foram os que mais reclamaram. Como melhorar é uma pergunta que pode ser levantada. Segundo os professores, deve-se melhorar os laboratórios, incentivar mais o uso, principalmente da Internet, melhorar as aulas do assunto e, ainda, criar ou comprar softwares específicos para cada disciplina. Fazendo estas alterações as faculdades estarão preparando melhores profissionais para o mercado e melhorando, também, o seu conceito.

IMQ