A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA EM EMPRESAS JUNIORES NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Fábio Artoni - Orientadora: Profª Maria José Tonelli

2001

[INTRODUÇÃO] Existem hoje aproximadamente 500 associações de empresa júnior no país e esse crescimento vem ganhando tal importância que o Ministério da Educação pretende incluir a existência de empresa júnior como um quesito de avaliação no chamado "Provão". Considerando que a Empresa Júnior da FGV-EAESP foi a primeira a se instalar no país, este trabalho teve por objetivo avaliar a importância da experiência adquirida em uma empresa júnior para a formação do administrador e verificar se ela traz benefícios para o aluno tanto no momento de enfrentar os processos seletivos como em sua adaptação na nova empresa. [METODOLOGIA] Foram utilizados os seguintes procedimentos para coleta de dados: revisão bibliográfica; entrevista com alunos da FGV-EAESP que não participavam de empresas juniores e cursavam o 3º e o 4º ano de Administração bem como entrevistas com alunos da mesma instituição que tiveram experiência de pelo menos um ano nestas empresas. Além disso, foram realizadas mais duas entrevistas: uma com a responsável pelo programa de Estágios da FGV-EAESP e outra com a diretora de uma empresa de recrutamento de trainees. [RESULTADOS] Os alunos entrevistados afirmaram que a experiência de participar em empresa júnior contribuiu com a formação acadêmica. Os alunos que não participaram de empresas juniores, mas que exerceram outras atividades extracurriculares perceberam-se com vantagens em processos seletivos. As entrevistadas responsáveis pelo setor de estágio e empresas de trainees afirmaram que experiências extracurriculares que incluam habilidades como: ter iniciativa, trabalhar em grupos e saber ouvir são fundamentais para a inserção profissional dos alunos. [CONCLUSÃO] Com os dados obtidos nesta pesquisa, não foi possível concluir que a empresa júnior por si só é um diferencial no desenvolvimento profissional do aluno de Administração. Por outro lado, alunos de ambos os grupos entrevistados mostraram que hoje é fundamental que os alunos busquem atividades extracurriculares para complementar seu curso e enriquecer seu currículo.

FSJ