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[INTRODUÇÃO] O trabalho realizado teve como foco a observação do processo de implantação de uma tecnologia específica - o SAP - e sua repercussão nas pessoas que trabalham em uma empresa brasileira de grande porte, atuante no setor de papel e celulose, ambiente no qual a pesquisadora vivenciou uma experiência de estágio. O diferencial deste tipo de software (de gestão integrada) é que ele requer dos indivíduos da organização um repensar dos processos de negócios - a mudança é certa e em grande escala. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada neste trabalho foi a observação participante, desenvolvida durante o estágio, a partir do registro de dados em um diário de campo. Foi também realizada uma revisão bibliográfica específica sobre o tema no acervo da Biblioteca da EAESP-FGV, no sistema ABI em CD-ROM e na Internet. Buscamos, ainda, referências bibliográficas em entrevistas com profissionais atuantes na área. [RESULTADOS] A análise dos livros, dos artigos de periódicos pesquisados e das entrevistas permitiu a identificação de uma dificuldade na obtenção de estudos aprofundados sobre os impactos causados pelo SAP - o que realça o caráter exploratório desta pesquisa. Buscamos, então, bibliografias pontuais para embasar a análise dos resultados obtidos via diário de campo. Os dados puderam ser agrupados em tópicos, que serão citados a seguir: o temor da perda do emprego; a dificuldade do ensino e da aprendizagem; a mudança da cultura necessária para uma boa adaptação às novas tecnologias; a questão da “confiança” na segurança do sistema; a resistência às mudanças; as exigências ocasionadas por novas tecnologias; a não-existência do domínio total da tecnologia, mesmo por parte dos técnicos; a questão da inquietação causada pelo estado de espera; a importância de dominarem-se novas tecnologias e a preocupação com o não errar. [CONCLUSÃO] A empresa analisada encontra-se em fase de transição. Atualmente, é caracterizada como tradicional, familiar, de decisões centralizadas e baseada em valores como lealdade e tempo de casa. Percebeu-se, no entanto, que, para agilizar este processo de transição, medidas rigorosas seriam necessárias e a decisão de substituir a Diretoria-Geral e reorganizar os processos de negócios da empresa (com a compra do pacote SAP) levou a um contexto de inquietação e angústia por parte dos funcionários. A preocupação maior era com relação às qualificações necessárias a um bom desempenho no trabalho - o que está diretamente ligado às adaptações às novas tecnologias e à manutenção do emprego.