IMPACTO DO NOVO PARADIGMA DA INTERNET NA ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA DO RAMO DE VAREJO

Autor(es): 

Carlos Pessôa Filho - Orientador: Prof. Fábio Luiz Mariotto

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] A América Latina apresenta um cenário muito favorável aos negócios virtual. Segundo dados do IDC, cerca de 10 milhões de domicílios têm poder econômico para acessar a Internet na região. Já o Brasil é o maior mercado e o mais amadurecido para as oportunidades de comércio eletrônico, apresentando taxas médias de crescimento anual de 79%, com aproximadamente 3,8 milhões de lares com poder econômico para acessar a Web. Diante deste cenário favorável, o modelo de Leilão Virtual originário dos E.U.A. começa a se disseminar no Brasil, que já conta com pelo menos 12 sites do gênero. Um dos grandes diferenciais deste modelo de comércio eletrônico é que a as pessoas interessadas em comprar um determinado produto podem disputá-lo a "centavo por centavo" aumentando os lances oferecidos a cada instante. [METODOLOGIA] A metodologia adotada na pesquisa dos sites de leilão no Brasil consistiu em duas partes. Na primeira delas, foi pesquisada a quantidade de itens ofertados em cada site em intervalos regulares de 30 dias durante 4 meses. A partir desses dados foi possível observar a evolução de cada site ao longo do tempo e classificá-los em 4 grupos distintos de acordo com a quantidade de itens ofertados. Após essa primeira fase, foi escolhido um dos leilões do tipo A e analisou-se sua liquidez, ou seja, de todos os itens ofertados, quantos efetivamente têm o seu valor reservado alcançado, além de outros atributos. Para tanto, recorreu-se ao link "Leilões Encerrados" do site Lokau.com e analisou-se 1.925 itens distintos no intervalo de preço entre R$500.000,00 à R$ 205,00. Além disso, dados como Valor Inicial, Valor Final, Número de Lances, Duração (em dias) e se o valor reservado foi atingido ou não também foram levantados para todos os itens que receberam pelo menos 1 lance. [RESULTADOS] Foram avaliados através dos dados obtidos algumas relações, que fornecem um panorama geral da situação geral de um leilão online de tipo A no Brasil. Entre essas relações podemos citar a consequência do Valor Reservado em um item não vendido e em um item vendido, média de lances em itens com e sem Valor Reservado, a concentração de itens com lances em três categorias, share das categorias, capacidade de receita de cada uma das três categorias de maior share, consequência do Lance Mínimo nas três categorias de maior share, a relação entre a Lance Mínimo e número de lances num leilão e os índices de liquidez de algumas categorias dentro da amostra estudada. [CONCLUSÃO] Ao final do estudo, concluiu-se que o Valor Reservado é um dos grandes empecilhos para a concretização de um leilão. Fica claro que o Valor Reservado desempenha papel restritivo na liquidez de um item num leilão online. Contudo, o fato de um item ter um Valor Reservado estimula a competição através de um aumento no número de ofertas. Outro fato importante de ser observado é a concentração em 3 categorias de itens que obtiveram pelo menos 1 lance. Estas três categorias juntas abrange quase 3/4 dos itens que receberam pelo menos uma oferta. Outro ponto interessante estudado é a relação entre o valor do lance inicial e o aumento do número de lances, cuja análise das variáveis são altamente correlacionadas de forma negativa, o que nos mostra que realmente um valor de lance inicial baixo conduz a um leilão com maior número de lances. Finalmente, através de uma análise dos índices de liquidez, percebemos que, na amostra estudada, apenas 6,75% dos itens ofertados são efetivamente vendidos no site estudado. Obviamente este resultado foi afetado pelo fato de não se ter considerado na análise os itens cujos lances iniciais são menores que R$205. Os itens considerados na análise são os de maior valor agregado, e quanto maior o valor de um bem fica mais difícil de vendê-lo na Internet.

Departamento: 

ADM

Anexos: