HOTELARIA DIANTE DA GLOBALIZAÇÃO E DA DIFUSÃO DA INTERNET

Agnes Mikki Nishimura - Orientador: Prof. Flávio Rabelo

2000

[INTRODUÇÃO] O uso da Internet tem trazido inúmeros benefícios para diversos setores da economia. Em relação ao setor hoteleiro a Internet tende a tornar mais rápido o relacionamento entre o hotel e seu cliente. A Internet tende elevar os benefícios para os clientes; através da Internet ele pode conhecer os serviços oferecidos, os preços e a qualidade dos serviços. Por outro lado, o hotel pode usar a Internet para fazer conecções com seus clientes e fornecedores em um curto prazo. A Internet pode intensificar o relacionamento entre o hotel e seus parceiros, reduzindo os custos de suprimento e demanda dos seus recursos. A mudança na gestão é uma exigência obrigatória para as empresas que desejam adaptar-se e controlar as novas forças liberadas por esta nova maneira de fazer negócio e formar riqueza. Somente os hotéis, bem como qualquer empresa, que se reconfigurarem no novo mercado poderão acompanhar as mudanças do mercado. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada para realizar a pesquisa fundou-se basicamente em pesquisas na Internet, leitura de livros especializados no tema e entrevistas com profissionais da área hoteleira. A pesquisa foi dividida em quatro etapas. A 1ª Etapa da pesquisa contém o levantamento seletivo da literatura internacional e nacional sobre os fenômenos que são objetos de análise. Foram levantados dados sobre: gestão de hotéis, marketing, comércio eletrônico e estratégia de mercado. A 2ª Etapa contém uma breve pesquisa da atual situação dos hotéis 3 estrelas, no que se refere à Internet, na cidade de São Paulo. A partir do levantamento desses dados foi possível estabelecer como a Internet está sendo utilizada. A 3ª Etapa contém a realização do estudo de caso na empresa escolhida. Finalizando, a 4ª Etapa contém a análise dos resultados e elaboração das conclusões. [RESULTADOS] O resultado esperado com a presente pesquisa é identificar os benefícios que a Internet pode trazer para um hotel três estrelas no mercado brasileiro. [CONCLUSÃO] Pode-se concluir através do estudo de caso que a Internet é um instrumento que fortalece o relacionamento entre os clientes e o hotel e através dela os hotéis poderão conhecer melhor as necessidades de seus clientes para então satisfazê-las, afim de obter maiores vantagens competitivas.

ADM