A GESTÃO DAS UNIDADES ESCOLARES: A COMUNIDADE E O TERRITÓRIO DO ENTORNO

Telma Hoyler - Orientador: Prof. Ricardo Rocha Brito Bresler

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Esse trabalho apresenta a investigação sobre a dinâmica territorial de um bairro e a gestão escolar de duas escolas municipais de ensino fundamental que atuam nesse território. Buscamos contribuir com a compreensão das relações entre a gestão escolar e a comunidade do entorno da escola. [METODOLOGIA] Realizamos observações participantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Tarsila do Amaral e Vianna Moog. Para a investigação do território, além de convivências cotidianas no bairro do Jardim Jaqueline, zona oeste do município de São Paulo, realizamos entrevistas semi-estruturadas com moradores do lugar. [RESULTADOS] Por meio das observações realizadas, encontramos como afazeres da gestão escolar, o favorecimento do aprendizado do educando; a considereração do contexto em que a escola se insere; o compreender as dificuldades e anseios dos estudantes e funcionários, frutos e agentes do meio; o acompanhamento das tensões do lugar; a sensibilidade para as questões individuais, sabendo que há impactos da desigualdade socioeconômica que reverberam na vida escolar do estudante; a mediação entre a comunidade escolar e a sociedade para os anseios e intenções depositadas no lugar da escola; o cumprimento das leis e instruções gerais de unidades da federação sem tornar a gestão da unidade escolar uma mera cumpridora de normas; a cooperaração, sempre que possível, com as articulações intersetoriais propostas por outros órgãos; o zelo pelo espaço público da escola. [CONCLUSÃO] Ao pensarmos no que consiste a gestão escolar, passamos, a partir dessa pesquisa, a diferenciar a comunidade escolar da comunidade do entorno da escola e a pensar na gestão como uma atividade de mediação entre as finalidades imprecisas e as diversas expectativas, recursos, etc. depositadas no lugar da escola. Uma gestão escolar terá tanto mais êxito quanto maior o apoio de outros órgãos públicos, começando por ouvir as demandas de quem está no cotidiano da escola.

GEP