FATORES ASSOCIADOS AO CÁLCULO DO ESTOQUE MÍNIMO DE MATERIAIS DE CONSUMO

Marcelo Tatsumi Nishijima - Orientador: Prof. Djair Picchiai

1997

[INTRODUÇÃO] O propósito desse estudo foi realizar um estudo comparativo entre o método adotado pelo InCor (Instituto do Coração) do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de controle de estoques e o método de cálculos estatísticos, objeto de análise dessa pesquisa. [METODOLOGIA] O método utiliza-se dos conceitos estatísticos de curva normal e intervalo de confiança. A técnica baseou-se em dividir-se o consumo do insumo, no caso, fios cirúrgicos (por tipo) pelo número de procedimentos clínicos realizados onde esse insumo foi utilizado, obtendo-se, assim, um índice que depois de se submeter a cálculos estatísticos empregando-se o intervalo de confiança; obteve-se o "índice multiplicador" que multiplicado pela demanda por serviços do instituto fornece automaticamente a quantidade provável; a ser consumida nesse período. No InCor essa estimativa baseia-se em se multiplicar o consumo do período anterior por uma margem de segurança de 50%, ou seja se fossem consumidas 100 unidades do insumo dever-se-ia realizar um pedido de 150 unidades (as 100 unidades consumidas no período ,. mais 50 unidades de margem de segurança) .Na presente técnica estatística cada fio tem uma margem de segurança individualizada dado pelo "índice multiplicador", Os dados foram coletados no SAME (Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico) do InCor abrangendo o período de agosto de 1995 a setembro de 1996. Para o cálculo do índice foi utilizado o intervalo de confiança de 99% (noventa e nove por cento). [CONCLUSÃO] Pelos resultados podemos concluir que há aspectos positivos e negativos. Entre os aspectos negativos tivemos que em 25% dos materiais (fios cirúrgicos) houve um saldo negativo, ou seja, a quantidade estimada de fios foi menor que o consumo real desse insumo. Por outro lado essa técnica foi efetiva em 75% dos casos (fios cirúrgico) onde o estoque é significativamente menor que a quantidade de estoques do InCor e cobre a demanda com uma margem significativa, Essa técnica tem se mostrado eficaz em materiais de consumo elevado e freqüente; sendo contra-indicada nos demais casos. Isso se deve ao fato de alguns materiais terem sua demanda ditada por procedimentos específicos realizados no hospital, onde a freqüência de ocorrência é irregular e quando se concretiza eleva acentuadamente o consumo do produto. São casos em que se consome um insumo em número significativo em um mês quando determinados procedimentos são realizados e nenhuma unidade é necessária em outras. Dessa forma não só a média encontrada como o desvio-padrão utilizadas no cálculo pelo método estatístico ficam "distorcidos". Nessas situações o método utilizado pelo InCor mostra-se mais adequado uma vez que se baseia no consumo do período anterior (mês) e portanto se mantido tal estoque pode suprir de forma satisfatória a demanda.

ADM