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[INTRODUÇÃO] Em um ambiente cada vez mais competitivo, percebe-se que as empresas estão dando maior atenção à satisfação dos seus clientes, ou seja, estão preocupadas em criar relações de fidelidade e confiança com esses seus novos parceiros. Este trabalho de pesquisa procurou focar-se nos serviços aos clientes, uma vez que é o atendimento realizado pelos funcionários antes, durante e após a venda que demonstra se a postura da organização é consistente com o seu padrão ético estabelecido. Ou, em outras palavras, se o padrão ético da organização é claramente definido e praticado na relação com seus clientes. [METODOLOGIA] Conforme a proposta apresentada, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Em seguida, partiu-se para a elaboração, aplicação e análise de duas questões integrantes de um questionário conjunto com outras pesquisas que perirútissem avaliar se as organizações estão agindo eticamente em relação aos seus clientes tanto quanto procuram demonstrar. Utilizou-se, então, o Modelo Conceitual de Desenvolvimento Moral Organizacional para a classificação das organizações em amorais, responsáveis, quase éticas e éticas. Alguns alunos do CEAG constituíram a amostra para o pré-teste e, posteriormente, uma amostra maior, também do CEAG, foi utilizada para a aplicação efetiva dos questionários. Por esse motivo, houve alteração no tipo de amostra proposto, ou seja, de indústrias para empresas brasileiras. [RESULTADOS] Todo o conteúdo teórico deste trabalho foi desenvolvido com a revisão bibliográfica, que permitiu explorar não só a ética, os serviços aos clientes e o papel dos funcionários como representantes da imagem da organização mas também temas como a satisfação aos clientes e o marketing de relacionamento. Ao longo desta etapa da pesquisa, foi possível perceber que falta material que aborde diretamente a questão ética nas relações entre organização e clientes. Além disso, a bibliografia utilizada trata do papel dos funcionários, mas enfatiza muito mais a organização como um todo nessas relações com os clientes. Por isso, o problema central passou a ser diagnosticar se a organização como um todo estabelece o seu padrão ético e age consistentemente na relação com os seus clientes, e não só se o padrão ético da organização determinado a seus funcionários era bem entendido e/ou diferente daquele demonstrado a seus clientes. Quanto aos questionários, o pré-teste possibilitou a aplicação de questionários, levando em consideração as sugestões recebidas. A análise final dos dados será possível quando se encerrar a tabulação dos dados, que está em andamento. [CONCLUSÃO] Apesar de não haver uma conclusão sobre os dados obtidos, sabe-se que as duas questões integrantes do questionário final não constituíram um método eficaz para cumprir o propósito desta pesquisa. Deve-se considerar que existem outros fatores que também influenciam na ética dentro de uma organização, além de outras situações que porventura não foram abordadas. Por ser uma pesquisa integrada, cada um dos participantes teve que limitar o número de questões, o que impossibilitou uma avaliação um pouco melhor da sua proposta. Por outro lado, o grupo conseguiu se manter unido, realizando reuniões periódicas para dar continuidade a esse tipo de pesquisa proposto.