ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS E CUSTOS INCORRIDOS PELAS EMPRESAS DE SOCIEDADES ANÔNIMAS PARA O SEU INGRESSO NO “NOVO MERCADO”

Autor(es): 

Edwyn Neves - Orientador: Prof. Fábio Gallo Garcia

Ano: 

2003

[INTRODUÇÃO] A cada dia exige-se mais transparência por parte das administrações das empresas perante os acionistas e a sociedade em geral. Práticas obscuras e que não respeitam os interesses dos acionistas aumentam o risco e diminuem a liquidez das ações. Com a idéia de se aprimorar o mercado de capitais brasileiro, por meio da adoção de melhores práticas de governança corporativa, mais transparência às informações divulgadas e respeito aos interesses dos acionistas, surgiu o “Novo Mercado” na Bolsa de Valores de São Paulo. Assim sendo, este trabalho analisa: (1) as vantagens e custos da adesão a este novo segmento de listagem do ponto de vista das empresas e (2) a relação entre o desempenho das empresas que já aderiram aos segmentos diferenciados de governança corporativa e a média de mercado. [METODOLOGIA] As vantagens, custos e percepções sobre o “Novo Mercado” foram captadas por meio do envio de um questionário de pesquisa, principalmente, e de pesquisa bibliográfica. A relação entre o desempenho das empresas com mais governança corporativa e o resto do mercado foi estabelecida através da comparação das carteiras teóricas do Índice de Governança Corporativa (IGC) e do Ibovespa e da análise do desempenho histórico de ambos. [RESULTADOS] Para as empresas, os principais objetivos do "Novo Mercado" são aumentar a liquidez, reduzir custo de capital e dar maior visibilidade às empresas pertencentes a ele. Os principais entraves para a adesão ao “Novo Mercado” são a necessidade de conversão de todas as ações preferenciais em ordinárias e a manutenção de pelo menos 25% do capital negociado em bolsa. O IGC tende a reproduzir em grande parte o comportamento do Ibovespa. Porém, há indícios de que as empresas com melhores práticas de governança corporativa e que estão listadas nos segmentos especiais da Bovespa possuem desempenho superior à média de mercado, medida pelo Ibovespa. [CONCLUSÃO] Embora certas exigências para adesão ao “Novo Mercado” sejam onerosas para algumas empresas, as empresas que já aderiram aos segmentos diferenciados de governança corporativa – entre eles, o “Novo Mercado” – afirmam ter colhido ganhos tanto em termos financeiros, como valoração das ações e aumento da liquidez, como em termos institucionais, como diferenciação e melhora da imagem da empresa frente aos investidores e ao mercado como um todo.

Departamento: 

CFC

Anexos: