ESTUDO SOBRE RELAÇÕES DE CONFIANÇA EM UMA EMPRESA DE TURISMO

Autor(es): 

Carolina Tiemi Sato - Orientadora: Profª Ana Cristina Braga Martes

Ano: 

2002

[INTRODUÇÃO] Relações de confiança estabelecidas entre pessoas e entre empresas são processos extremamente complexos e delicados. Não por acaso, sociólogos (LUHMANN, 1996), (COLEMAN, 1990), (GAMBETTA, 1988), (SABEL, 1992), economistas (WILLIAMSON, 1985) e filósofos no campo da política (TOCQUEVILLE, 1962) e da ética (SOLOMON, 2000) vêm se debruçando sobre este tema, de modo a gerar um debate interdisciplinar bastante profícuo. Os autores de um modo geral, convergem para a visão de que em um ambiente em que há confiança, o medo ou temor em agir, em realizar as atividades, em função da incerteza das conseqüências futuras, diminuem. A confiança assume um papel de extrema relevância que é o de facilitar as relações de trabalho e as trocas econômicas e, consequentemente, de fazer com que as atividades fluam melhor, que os objetivos sejam atingidos mais rapidamente e com menor custo. Esta pesquisa focalizará a área do turismo e lazer, mais especificamente, nos propomos a realizar um estudo de caso em um hotel na cidade de São Paulo e seu objetivo geral é analisar o papel desempenhado pelas relações de confiança e como elas são criadas no interior da organização e entre ela e seus fornecedores. A principal pergunta a ser respondida pela pesquisa é como são criadas relações de confiança e qual é o papel da confiança como meio facilitador das relações de trabalho e da cooperação entre as pessoas e empresas. Quanto aos fornecedores, o objetivo é analisar como são construídas relações de confiança com o proprietário e/ou direção do hotel, qual é o papel destas relações na compra e venda de material/serviços e se estas relações reduzem os custos do hotel, melhoram a qualidade dos produtos, etc. [METODOLOGIA] A pesquisa seguiu quatro etapas; uma primeira de detalhamento bibliográfico, uma segunda que envolveu uma pesquisa de campo, em que foram realizadas visitas ao hotel Caesar Park localizado na rua Augusta, com o objetivo de se realizar entrevistas com seus funcionários. Na terceira etapa, fizemos entrevistas com o departamento de compras do hotel sobre os relacionamentos estabelecidos com os fornecedores e por fim, a quarta etapa consistiu em uma discussão e análise sobre todos os dados levantados, juntamente com a base teórica adquirida, no intuito de se averiguar a confirmação ou não dos resultados esperados. [RESULTADOS] Através do material coletado, este estudo de caso obteve três resultados principais: 1) constatou-se que quando existe uma relação de confiança, o trabalho e as atividades são realizadas com mais facilidade, com menos gasto de tempo e energia. 2) o estudo também constatou que a existência de uma relação de confiança entre organização e seus fornecedores resultou na formação de uma parceria informal, que diminui custos econômicos, como por exemplo: diminuição de custos de estoque através de acordos de entregas, negociação de prazos de pagamento, vantagens para a forma de pagamento, possibilidade de parcelamento das dívidas, possibilidade de entregas sem planejamento prévio, adequação dos produtos aos pedidos do hotel, etc. 3) Foi identificadas duas maneiras pelas quais a relação de confiança se forma: a) a confiança surge após um tempo de convivência, de experiências de cooperação baseadas nas expectativas que se formam dentro de uma relação e b) pessoas têm uma predisposição a confiar naquelas pessoas em que elas identificam certos valores como honestidade e sinceridade. [CONCLUSÃO] Vários autores, entre eles COLEMAN (1990), AXELROD (1984) e GAMBETTA (1988) convergem para a idéia de que relações de confiança demandam tempo para serem construídas, neste sentido, este estudo também constatou a partir dos resultados obtidos, que a relação de confiança tanto entre os funcionários da organização, como entre a organização e seus fornecedores foi construída com o passar do tempo, através da convivência e do compartilhamento de experiências. Neste sentido, a confiança se formou a partir de atitudes de cooperação entre os envolvidos ao longo do tempo. No entanto, este estudo de caso constatou também, uma outra forma pela qual uma relação de confiança pode ser estabelecida: parte dos entrevistados demonstraram ter uma predisposição a confiar nas pessoas, sem necessariamente ter vivenciado algum tipo de experiência de cooperação anterior. Observou-se que estas pessoas que têm esta predisposição a confiar, a têm com aquelas pessoas nas quais elas identificam certos valores como honestidade e sinceridade. Mas, podemos dizer, independentemente da forma como a relação de confiança foi formada, que a existência de confiança entre os funcionários resulta em cooperação, e desta forma agiliza e facilita as tarefas e o desempenho geral da organização e mostra que a confiança funciona como um meio facilitador das atividades diárias dos funcionários do hotel. Além disso, constatou-se que a existência de confiança na relação entre organização e fornecedores reduz custos na medida que se permite ao hotel obter vantagens como: flexibilidade para definição de prazos de entrega, facilidade no pagamento, atendimento exclusivo aos pedidos de mercadorias, descontos, etc.

Departamento: 

FSJ

Anexos: