ESTUDO SOBRE O VALOR DAS EMPRESAS POSSUIDORAS DE ADRs

Livia Gabriela Sato - Orientador: Prof. Fábio Gallo Garcia

2003

[INTRODUÇÃO] A globalização de mercados, a abertura da economia brasileira e as novas regras do mercado de capitais exigem que as empresas estejam altamente capitalizadas para competirem nesse cenário. Diante dessa situação, o desenvolvimento do mercado de capitais é essencial para o crescimento do país. O mercado de capitais brasileiros ainda carece de desenvolvimento. Apesar de bem estruturado, há muito a se fazer no sentido de melhorar sua atuação e importância. Um dos fatores fundamentais é a disponibilidade de informações relevantes para que o mercado funcione de forma eficiente e confiável. A informação de qualidade proporciona ao investidor confiança na integridade do mercado e incentiva a liquidez necessária ao funcionamento adequado do mercado. A assimetria de informações no mercado de capitais exerce grande impacto na valorização das empresas e no interesse dos investidores. O presente estudo busca analisar a relação entre maiores níveis de transparência das empresas e a criação de valor para os acionistas. [METODOLOGIA] A partir do arcabouço teórico construído e admitindo que, as empresas que emitem American Depositary Receipts (ADRs) de Níveis 2 ou 3 apresentam um maior nível de transparência em decorrência das exigências da Securities and Exchange Commission (SEC), foi realizada a verificação empírica.. Assim, através de um Estudo de Evento, será testadose a emissão de ADRs, conseqüentemente a adoção de padrões mais elevados de transparência, criou valor para o acionista, refletido no preço da ação cotada no mercado brasileiro. A janela de evento para a realização do teste empírico é a data de registro das empresas na Comissão de Valores Mobiliários, momento em que devem divulgar um fato relevante, tornando público o comprometimento a níveis mais elevados de disclosure. Será observado se este evento reflete no retorno das ações, uma vez que é uma sinalização positiva aos investidores, o que pode impactar diretamente na avaliação das ações da firma e na atratividade no mercado de capitais. [RESULTADOS] Foram observados retornos anormais para o preço das ações das empresas da amostra do estudo, o que evidencia que o evento da concessão de registro de ADRs, que implica no comprometimento com padrões mais elevados de disclosure, exerce impacto na valoração das ações. No período próximo ao evento é verificada uma acentuada evolução dos retornos anormais, indicando um efeito positivo da concessão do registro do programa de ADR. No entanto, esse resultado não persiste no longo prazo. [CONCLUSÃO] Os resultados obtidos evidenciam vantagens econômicas e estatísticas significantes. As evidências encontradas indicam que a adoção de maiores níveis de transparência tem impacto na valoração da ação da empresas ao redor da data do Evento. Essa constatação é relevante, ao proporcionar evidência empírica aos estudos teóricos que já apresentavam um amplo conjunto de vantagens para as empresas que adotam maiores níveis de transparência, como a superação da seleção adversa, redução dos custos de transação no mercado, os custos legais e o custo de capital. Portanto, a adoção de níveis mais elevados de transparência de informação pode beneficiar as empresas, que terão suas ações valorizadas e usufruíram uma redução do seu custo de capital; os investidores, que terão a possibilidade de atuar com mais confiança; e a sociedade como um todo, com o fortalecimento do mercado de capitais, que incentive o desenvolvimento do país.

CFC