ESTUDO DOS SERVIÇOS PÓS-VENDA DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS DE CONSUMO EM 4 GRANDES CIDADES BRASILEIRAS

Luiz Antonio Quilicci Leite Filho - Orientador: Prof. João Mário Csillag

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Os serviços pós-venda são parte fundamental do composto de marketing, podendo ser conceituados como as atividades e processos desenvolvidos pelas empresas para garantir desempenho satisfatório dos produtos, atendendo aos consumidores quando houver necessidade de manutenção corretiva ou preventiva, acompanhando e controlando a eficiência do aparelho durante sua vida útil. O pós-venda de produtos manufaturados é, portanto, algo necessário e importante (de pontos de vista mercadológico, operacional e financeiro), mas paradoxalmente ainda pouco estudado, especialmente no Brasil. Sendo assim, trata-se de um campo promissor e que foi o escolhido para este trabalho. Este estudo objetivou realizar um mapeamento de perfis e características das redes de assistência técnica dos principais fabricantes de quatro setores de produtos eletroeletrônicos [METODOLOGIA]Para tal mapeamento foi feito um levantamento dos serviços autorizados de 4 capitais, separados por marca e por setor de atuação entre os quatro setores estudados. Este mapeamento resultou em uma base de dados com serviços autorizados contendo detalhes cadastrais, produtos atendidos, serviços oferecidos, fabricantes representados e outras informações relevantes. A partir da revisão teórica, foram mapeados os construtos que auxiliaram na realização de um questionário que foi aplicado em diversas oficinas autorizadas. [RESULTADOS] Foi possível observar uma crescente insatisfação com o fabricante no geral, oriunda do desleixo com que o fabricante tem tratado a oficina autorizada. Apesar dos fabricantes oferecerem um bom apoio à autorizada quanto a helpdesk, o treinamento oferecido ainda possui muitas falhas. Observações relevantes sobre cada um dos quatro setores estudados também estão presentes no trabalho [CONCLUSÃO] Pode-se concluir que, cada vez mais, os fabricantes vêem as oficinas autorizadas como um mal necessário, ao invés de usá-las como vantagem competitiva para seu negócio. Foi notado grande desleixo dos fabricantes quanto à saúde do negócio e quanto à satisfação das mesmas. A rede de autorizadas poderiam ser usadas como vantagem competitiva. A valorização da rede de autorizadas traria grandes benefícios não apenas às autorizadas em si, mas trariam maior valor ao pacote produto-serviço que é oferecido quando na venda de um produto que possui garantia.

POI